EMC atualiza portfólio de serviços para backup e proteção de dados

Por Rafael Romer | 08 de Abril de 2014 às 12h13

A EMC anunciou oficialmente a atualização de uma série de produtos para proteção e disponibilidade de dados focados em novas integrações com plataformas de armazenamento, assim como aplicações corporativas e suporte estendido para a nuvem.

Com as atualizações, a empresa dá mais um passo em direção ao modelo que acredita que irá definir infraestruturas nos próximos anos, através da entrega de proteção de dados como serviço (D-PaaS, em inglês).

"A EMC é muito conhecida por storage, mas cada vez mais estamos com investimentos dentro da área de proteção de dados", afirma Erick Pascoalato, diretor de vendas da divisão Data Protection Advanced (DPAD) da EMC no Brasil.

A divisão pela qual Pascoalato é responsável é resultado direto dessa nova estratégia da empresa. Recetemente, o setor teve seu nome modificado do antigo "Backup" para "Data Protection Advanced" (DPAD), o que deve se adequar melhor a sua atução no mercado. "Com o advento da nuvem e a definição de data centers por software, a virtualização, a EMC atribuiu mais alguns equipamentos e softwares de disponibilidade para dentro desse grupo". explica. "Agora especialistas podem olhar para o cliente e descobrir como ele quer proteger sua informação".

De acordo com o executivo, a reformulação da divisão é resultado de uma demanda cada vez maior do mercado por soluções de proteção de dados no modelo de serviço. Conforme organizações avançam na implantação de novas infraestruturas, ambientes virtualizados, nuvem e opções de segurança, cada vez mais elas desejam delegar seus planos de recuperação, proteção de dados e backup a um parceiro de negócios capaz de administrar esses ambientes sem atrapalhar sua operação. As novas soluções da empresa agora devem focar exatamente nesse assunto, atuando em áreas como arquivamento, disponibilidade contínua em ambientes físicos, virtualizados ou em nuvens públicas, privadas e híbridas, todas no modelo de licença por uso.

O primeiro anúncio da empresa é uma evolução de sua suíte de proteção de dados (EMC Data Protection Suite), licenciada em um modelo de terabytes e com alto potencial de suporte de escalabilidade de uso. Agora, o sistema reúne uma série de produtos integrados para otimização de ambientes de backup e arquivamento local e na nuvem, como o EMC Avamar, NetWorker, AdvisorTM, Mozy e SourceOneTM.

Na nova versão, os produtos da suíte recebem gerenciamento de snapshot para arrays EMC Isilon, VNX e NetApp, que devem melhorar a proteção de dados em Network-Attached Atorage (NAS). A suíte também oferecerá suporte a infraestrutura VMware, Microsoft e recursos de segurança e suporte Linux para nuvens públicas Mozy.

A empresa anunciou ainda novos recursos de armazenamento e proteção através de uma atualização do sistema operacional Data Domain. Com o novo recurso DD Boost, a companhia entrega para administradores de infraestrutura a proteção de ambientes e suporte nativo para aplicações Oracle, soluções SAP, SAP Hana, IBM DB2 e Microsoft SQL Server. O OS também passa a integrar um sistema que evita a redundância da informação durante backups.

Os sistemas atualizados do Data Domain também trazem capacidade de armazenamento para um bilhão de arquivos, em uma nova arquitetura multi-tenancy (multi alocação) para nuvem, que permite isolamento de dados entre empresas e provedores de serviços. "Hoje as funções de proteção da informação estão muito espalhadas entre diferentes silos de armazenamento", explica o executivo. "Agora o Data Domain possui um gestor dessas alocações e eu posso colocar em um único rack quantas unidades diferente eu quiser".

Os softwares VPLEX e RecoverPoint também receberam atualizações para disponibilidade contínua, mobilidade e disaster recovery. As linhas de produtos agora possuem a tecnologia MetroPoint, uma configuração de três locais contínuos com capacidade de lidar com falhas em aplicações de alta criticidade, além de entregar recuperação operacional de desastres a qualquer distância. A linha VPLEX também recebeu o novo VPLEX Virtual Edition, solução virtualizada voltada para disponibilidade contínua e mobilidade de dados para a indústria.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.