E-mail falso tenta roubar senhas e dados bancários de usuários da App Store

Por Redação | 17 de Abril de 2014 às 12h46

Um e-mail esquisito e repleto de erros de português está intrigando os usuários brasileiros de iPhones e iPads. Na mensagem, supostamente enviada pela Apple, o usuário é solicitado a confirmar a existência de sua conta por meio da inserção de uma série de dados. O problema é que se trata de um texto falso, que vem sendo usado por hackers para obter as informações dos incautos.

O golpe foi publicado pelo Blog do iPhone. No contato, o usuário é informado que sua conta foi suspensa devido ao fato da Apple não ter conseguido “confirmá-la”. Para realizar a confirmação, o e-mail instrui a vítima a clicar em um link que a leva para uma página falsa, mas semelhante à do site da Maçã. Lá o usuário deve inserir dados como e-mail e senha, além das informações do cartão de crédito. Uma rápida olhada na URL do site já é suficiente para revelar a tentativa de fraude.

Email golpe Apple

E-mails desse tipo são bastante comuns e costumam ser usado por hackers justamente para praticar o roubo das informações de usuários inocentes. Por isso, é sempre bom desconfiar de mensagens assim e verificar a URL exibida no navegador. Caso ainda assim tenha desconfianças, tente acessar sua conta diretamente a partir do site oficial do serviço. Se realmente houver algum problema, informações sobre ele também serão exibidas por lá.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Observar o endereço de e-mail utilizado para envio da mensagem também é uma boa alternativa. No caso do golpe citado, o texto supostamente automático foi enviado a partir de uma conta Live.com, da Microsoft, que jamais seria usada pela Apple para comunicação com seus usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.