Doodle do Google homenageia o designer Saul Bass na data de seu aniversário

Por Redação | 08.05.2013 às 11:02

O Google apresenta nesta quarta-feira (8) mais um doodle criativo em sua página inicial de buscas. O homenageado da vez é o designer Saul Bass, que completaria 93 anos de idade nesta data se ainda estivesse vivo. O doodle animado traz figuras e formas geométricas que reconstroem o logo da empresa e que remetem aos trabalhos mais icônicos de Bass.

A animação apresenta algumas das formas geométricas que ficaram famosas no mundo do cinema graças ao trabalho de Saul Bass, bem como um trecho da abertura clássica do filme 'Um Corpo que Cai', de Alfred Hitchcock. O doodle também acompanha um trecho do musical 'Unsquare Dance', escrito pelo compositor norte-americano David Brubeck.

O designer nasceu em Nova York, Estados Unidos, no início da década de 1920 e começou sua carreira com anúncios que eram exibidos antes das sessões de cinema nos anos 1940. O primeiro trabalho no cinema que deu destaque a Bass foi a abertura do longa-metragem 'Carmen Jones', onde fez uma animação com uma rosa em chamas. Seu trabalho logo se espalhou por Hollywood e Saul Bass desenvolveu projetos ao lado de cineastas como Otto Preminger, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e Martin Scorsese.

Doodle Google Saul Bass

Reprodução: Canaltech

Em 1968, Bass se aventurou pela direção cinematográfica e lançou o documentário em curta-metragem 'Why Man Creates', que levou o Oscar naquele ano em sua categoria. Já no século XX, o designer realizou trabalhos para grandes companhias norte-americanas reformulando suas identidades visuais como AT&T, United Airlines, Minolta, Bell e Warner Communications. O artista faleceu em 1996, aos 76 anos de idade.