Donos de notebooks Lenovo estão processando empresa por causa do Superfish

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2015 às 11h07
photo_camera Rafael Romer/Canaltech

Após a Lenovo admitir publicamente que estava instalando o adware Superfish em seus novos notebooks antes que eles saíssem da fábrica, usuários insatisfeitos estão levando o caso para o tribunal.

Na semana passada, uma ação coletiva contra a chinesa e a Visual Search, desenvolvedora do Superfish, por práticas de negócios fraudulentas e por facilitar ataques maliciosos nos computadores foi arquivada nos Estados Unidos. Nos documentos judiciais, a autora do processo, Jessica Bennet, afirma que seu notebook foi danificado e sua privacidade exposta devido ao uso do adware.

Após a polêmica, a Lenovo publicou em seu site o procedimento para remover o adware, que também pode ser desinstalado usando o Windows Defender e o antivírus McAfee.

Entenda o Superfish

Na semana passada, foi descoberto que a Lenovo estava instalando um adware nos notebooks das linhas G, U, Y, Z, S, Flex, Miix, Yoga e E antes que eles saíssem da linha de montagem. O dito adware é responsável por indexar anúncios de produtos nos resultados de busca dos usuários e criar uma falha na segurança dos computadores.

Por armazenar informações de todos os protocolos de segurança utilizados pelos usuários, o software armazenava informações com uma senha que poderia ser facilmente quebrada e chegou até a ser publicada na internet. Após o caso, a empresa chinesa assumiu que "errou feio" e que iria solucionar o caso.

Mas, apesar do problema só ter vindo à público agora, as queixas sobre ele começaram no fim do ano passado. Depois de adquirirem notebooks da marca, usuários perceberam a presença de anúncios em sites onde eles não deveriam estar, inclusive com mulheres seminuas, o que teria causado constrangimento.

O processo contra a Lenovo e a Virtual Search foi arquivado no tribunal do distrito da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Leia também: Tem um computador Lenovo? Aprenda como desinstalar o adware Superfish

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2887392/lenovo-hit-with-lawsuit-over-superfish-snafu.html#tk.rss_all

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!