Documentário sobre Steve Jobs foi lançado no fim de semana; veja as críticas

Por Redação | 16.03.2015 às 11:56

Que Steve Jobs era um homem e um profissional polêmico, muitos sabem. Por isso, desde a sua morte, em 2011, não falta assunto para diretores, escritores e roteiristas tratarem em suas criações. E foi nesse embalo que um novo documentário sobre a vida do cofundador da Apple foi lançado no último fim de semana no festival SXSW (South by Southwest), que aconteceu na cidade de Austin, no Texas. "Steve Jobs: The Man in the Machine" foi dirigido pelo já ganhador do Oscar Alex Gibney e foi financiado pela CNN Films.

O site Cult of Mac diz que os produtores do filme o descreveram como "uma interpretação mais complexa" de qualquer outra produção sobre a vida do criador da Apple. Mas o documentário de 127 minutos parece não ter mostrado à imprensa nenhuma novidade além do que já foi mostrado na biografia escrita por Walter Isaacson.

O jornal britânico The Guardian compara o documentário com a clássica produção "Cidadão Kane", que conta a história de um homem extremamente talentoso, mas possessivo e sem empatia. O jornal também diz que o filme mostra a genialidade de Jobs na personalização de computadores, mas revela que o seu impulso é o reflexo de um passado bagunçado devido à rejeição que ele sentia pelo fato de ter sido adotado. Com isso, o autor comparou uma vida "vazia" com os iPhones, que fazem o usuário estar conectado com pessoas distantes, mas que acabam passando horas sozinho seduzidas pela tecnologia.

Já o Hollywood Reporter fala mais sobre o caráter de Jobs em relação à sua vida pessoal. O site comenta que quando o fundador da Maçã descobriu que a sua namorada do colégio estava grávida, teve um surto e quis negar a paternidade para não precisar pagar US$ 500 a ela e o bebê. Tudo isso aconteceu em uma época em que a Apple estava avaliada em US$ 200 milhões. O documentário também mostra as ofensas feitas por Jobs à imprensa quando eles receberam um protótipo roubado do iPhone 4.

"Steve Jobs: The Man in the Machine" não é o único lançamento sobre o fundador da Apple neste ano. Em janeiro, começaram as gravações da nova cinebiografia de Jobs protagonizada por Michael Fassbender e com direção de Danny Boyle. O filme deve ser lançado no dia 09 de outubro.