Saúde: digitar no celular pode causar pressão de 30 kg na coluna

Por Redação | 21 de Novembro de 2014 às 17h11

Digitar no celular com frequência pode prejudicar a mobilidade das mãos e dedos, causando problemas como a L.E.R. Agora, os cientistas descobriram que toda vez que o usuário abaixa a cabeça para digitar, a coluna recebe uma pressão de aproximadamente 30 kg.

Segundo nota do Digital Trends, um pesquisador da Surgical Technology International afirma que foram feitos cálculos com o pescoço e com as mãos enquanto se está digitando no smartphone. O resultado do estudo mostra quanta pressão é transferida para a coluna, dependendo de quantos graus a cabeça está curvada em relação ao corpo. Com a cabeça em uma posição neutra, por exemplo, há um peso de 4 kg ou 6 kg na coluna. Mas o agravante é quando ela está abaixada em um ângulo de 60°, quando o queixo quase encosta no peito. Assim, o peso é de quase 30 kg.

Essas inclinações de cabeça também acontecem em situações variadas do dia a dia, como cozinhar, ler ou até caminhar. Mas os pesquisadores relatam que, atualmente, as pessoas passam muito mais tempo usando os celulares ou tablets do que fazendo qualquer outra atividade. Em números, são cerca de 700 a 1400 horas ao ano de peso aplicado na coluna. A recomendação de especialistas é diminuir este período, ou manter a posição mais reta possível durante o uso dos aparelhos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.