Dez grandes destaques do OS X Yosemite

Por Redação

A Apple confirmou os rumores e lançou na segunda-feira (02) seu mais novo sistema operacional, o OS X Yosemite, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência para desenvolvedores da empresa. E o que ele tem de bom? Bem, o Tech Radar enumerou as dez melhores coisas da atualização:

1. Nova interface: o Yosemite conta com fontes diferentes e dock que lembra blocos de gelo, ícones mais lisos e barras translúcidas, parecidas com as dos Safari no iOS7. Isso ajuda a destacar o conteúdo principal numa base "sólida", enquanto as mensagens coadjuvantes "flutuam" sobre a primeira. Quem usa a versão profissional do aplicativo também pode mudar o esquema de cores de acordo com ferramentas como o Aperture, dedicada à fotografia, e o Logic Pro X, para música.

2. Barra lateral do Windows Vista: o chamado Centro de Notificações do Yosemite são widgets no painel móvel lateral que se parecem com a tradicional barra do Windows. Essa funcionalidade serve para ver novidades e também a lista de notificações de aplicativos secundários, além de outras informações úteis.

3. Spotlight mais útil: o mecanismo de buscas para desktop Spotlight ficou mais atraente. Ao invés de ficar no cantinho, agora ele aparece no centro da tela e leva o usuário não somente aos seus arquivos, mas também à Wikipedia, aos aplicativos e mapas (inclusive às avaliações do site Yelp) e a outros conteúdos relevantes.

4. O e-mail funciona: o revisado Mail agora almeja elementos básicos, como uma busca mais rápida de conteúdo. Além disso, vem com uma funcionalidade chamada MailDrop, que previne que mensagens muito grandes voltem ao usuário quando anexadas. Ao invés disso, o MailDrop cria um link para o destinatário ver o complemento, que suporta até 5 GB, até mesmo para quem não usa o OS X. Outra característica é o MarkUp, que oferece a opção de poder incluir comentários nas imagens enviadas, inclusive em formatos PDF.

5. Fluxo inteligente: o novo navegador Safari promete duas horas a mais de streaming via Netflix antes da bateria acabar. Além de melhorias no desempenho, o design também simplificou a interface para apenas uma barra, que conta com funções semelhantes às dos dispositivos móveis ao acessar a lista de contatos ou menus compartilhados. A janela privativa agora também pode ser aberta individualmente e a Apple promete feeds de RSS como os dos Safari V6.

6. Excelente interação com o iOS: o Yosemite pode fazer o que todos mais pediam em relação a integração multiplataformas. Ao criar um documento numa máquina desktop, agora é possível continuar num iPhone ou iPad exatamente de onde o usuário parou e vice-versa. Além disso, mensagens enviadas para os dispositivos móveis podem ser lidas e respondidas via Mac, que é capaz até mesmo de ser utilizado como telefone via microfone. A ideia da Apple é deixar tanto o iOS quanto o OS X mais próximos e trabalhando lado a lado.

7. O iDisk está de volta: ou mais ou menos isso. Quando começou a febre de iPods e o iPhone estava em desenvolvimento, a Apple já pensava em disponibilizar um espaço virtual para que seus usuários pudessem armazenar conteúdo, batizado na época de iDisk. O projeto evoluiu para outras formas e deixou de existir. O iCloud Drive agora funciona de forma parecida, só que sincroniza tudo o que há nele para ficar disponível nas máquinas desktop e móveis, tanto da Apple quanto PCs. A novidade, porém, também tem um custo adicional: é grátis até 5 GB, passa para US$ 0,99 no uso de 20 GB e para 3,99 no de 200 GB, mensais.

8. AirDrop funciona bem: os problemas de compartilhamento sem fio encontrados anteriormente entre Macs e dispositivos iOS acabaram.

9. Não há sinal da Siri: o novo Spotlight faz agora no OS X a mesma coisa que a assistente digital Siri faz no iOS. A ausência da Siri, no entanto, pode ser uma jogada da Apple para algo maior no futuro breve.

10. Será gratuito de setembro até o início de 2015: a atualização do OS X Yosemite, assim como já havia acontecido com o Mavericks, será gratuita para todos do final de setembro até os últimos dias de janeiro do ano que vem. Até lá, quem participou do WWDC já poderá utilizar as versões beta.

E aí, convencido sobre o poder do novo sistema operacional da Apple? Agora resta a você testar em breve e dizer o que também acha da novidade.

Fonte: http://www.techradar.com/us/news/computing/apple/10-big-things-you-need-to-know-about-os-x-10-10-yosemite-1251682/2#articleContent

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.