Desvencilhando-se do mercado de PCs, Lenovo adquire 8 mil patentes da NEC

Por Redação | 07 de Abril de 2014 às 13h15

Mais uma aquisição foi feita pela Lenovo, que continua firme em seu movimento para diversificar sua atuação e reduzir a dependência do mercado de computadores. Agora a bola da vez é a NEC Corporation, que vendeu 8 mil patentes relacionadas a tecnologias de acesso à internet móvel por meio de redes 3G ou 4G para a fabricante chinesa.

A transação tem previsão de conclusão em 90 dias e deve fortalecer o segmento de smartphones e tablets da companhia, que é visto como fundamental para a continuidade dos negócios da Lenovo. Além disso, a aquisição das tecnologias permite a continuação das inovações criadas pela companhia e facilitar o lançamento de novos aparelhos e novidades.

O negócio vem em um momento oportuno para a NEC, que decidiu deixar o mercado de smartphones no ano passado e, agora, conseguiu obter uma soma não revelada pela venda de suas tecnologias registradas para a Lenovo. Ao todo, são 3.800 famílias de patentes e registros espalhados por todo o mundo.

A Lenovo, por sua vez, afirmou que mais aquisições do tipo devem acontecer no futuro. A compra da Motorola, por exemplo, já garantiu 2 mil patentes para a empresa e, em comunicado oficial, a companhia diz que elas são o segredo para o sucesso no competitivo mercado de celulares e tablets. Acima de tudo, compras desse tipo também servem para evitar processos judiciais e a ação dos “patente trolls”, empresas não atuantes que são detentoras de tecnologias e processam quem as utiliza para obter lucro.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.