Desenvolvedores se unem contra o encerramento do TechNet

Por Redação | 16 de Julho de 2013 às 14h08

No início deste mês, a Microsoft anunciou que a partir do dia 31 de agosto ninguém mais poderá assinar o TechNet, sendo que, dentro de um ano, o serviço desaparecerá totalmente. Porém, consultores de TI e desenvolvedores independentes estão dizendo aos quatro ventos que não gostaram da notícia.

Em sua página, a Microsoft explica que "continuará honrando todas as Assinaturas do TechNet existentes" e que "os assinantes com contas ativas poderão continuar acessando os benefícios do programa até a conclusão do período da assinatura atual".

Mesmo com a explicação de que está desativando o serviço de assinatura para se concentrar no desenvolvimento de suas ofertas gratuitas, alguns consultores acreditam que esse é apenas mais um indício de que a Microsoft queira vender seus produtos diretamente para pequenas empresas – nesse sentido, destaque para o Office 365.

A Microsoft rebateu, oferecendo aos profissionais de TI 180 dias de avaliação gratuita de todos os softwares disponíveis no TechNet, mas isso não acalmou os ânimos. Conforme destaca o InfoWorld, Cody Skidmore, um consultor de TI independente, criou uma petição no Change.org que, educadamente, pede que a Micrososft não descontinue o TechNet ou então crie uma alternativa acessível para assinaturas do MSDN – que atualmente custa em média US$ 6.120 R$ 13.730). Até o momento, a petição conta com pouco mais de quatro mil assinaturas.

"Não só as tendências de TI e a dinâmica dos negócios mudaram, mas também o conjunto de ofertas da Microsoft para os profissionais de TI que buscam aprender, avaliar e implantar as tecnologias e os serviços da Microsoft. Nos últimos anos, percebemos uma mudança no uso em relação a recursos e experiências de avaliações pagas, que passaram a ser gratuitas", explica a Microsoft em seu site.

Fato é que o TechNet é uma importante fonte de informação para profissionais de TI, pois permite acesso aos mais recentes softwares para fins de avaliação, além de versões beta, chamadas ao suporte profissional e outras ferramentas e informações técnicas. Muitos profissionais optam por baixar um preview de softwares no TechNet em vez de recorrer aos torrents, por exemplo.

O último dia para a aquisição de uma assinatura do TechNet por meio do site da Microsoft é 31 de agosto de 2013. Os assinantes podem ativar as assinaturas adquiridas até 30 de setembro de 2013.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.