Desenvolvedores poderão usar sensor biométrico do Samsung Galaxy S5

Por Redação | 27.02.2014 às 13:32
photo_camera Divulgação

Confirmando uma série de rumores anteriores a seu anúncio, a Samsung também incluiu um sensor biométrico no botão Home do Galaxy S5. Para se diferenciar da Apple, e também sair na frente da rival, a empresa já confirmou que a tecnologia de segurança também estará disponível para desenvolvedores de aplicativos e poderá ser usada no acesso a serviços online.

A primeira parceria desse tipo, inclusive, é com o PayPal. Ao lado de uma das maiores operadoras de pagamento pela internet, a Samsung promete oferecer a seus usuários a validação de identidade com o uso de impressões digitais, facilitando o uso do celular durante compras online.

De acordo com a API do sistema Pass da Samsung, os desenvolvedores poderão implementar sistemas de verificação de impressões digitais e programar aplicativos para requisitar esse tipo de método durante o acesso. Isso inclui, claro, o envio das informações para servidores remotos, o que constituiu uma grande preocupação com a segurança, de que, com certeza, a fabricante coreana está ciente.

É justamente esse tipo de coisa que fez com que a Apple, até hoje, permitisse o uso do sensor biométrico apenas em aplicações próprias. De acordo com a empresa, o leitor de impressões digitais armazena as informações do usuário apenas localmente e, no caso de envio pela internet – como em compras por meio da iTunes Store, por exemplo – apenas dados criptografados são transportados pela rede.

Essa é uma tendência que, apesar de trazer mais segurança, entra no caminho da praticidade. Sendo assim, a política pode acabar sendo modificada pela Apple no futuro, principalmente agora que sua principal concorrente decidiu ir além e implementar tal funcionalidade. A preocupação com a proteção dos dados, porém, permanece.