Descontinuado em 2013, iPhone 4 volta a ser produzido para o Brasil, diz site

Por Redação | 05.02.2014 às 15:43
photo_camera Divulgação

Toda vez que um novo modelo do iPhone chega ao mercado é comum a Apple descontinuar algum dispositivo de duas ou três gerações anteriores. Foi o que aconteceu quando saíram os iPhones 5S e 5C, no ano passado, quando os iPhones 4 e 5 tiveram sua fabricação interrompida, restando apenas o 4S da geração passada. No entanto, de acordo com um novo rumor, isso está prestes a mudar.

O site indiano The Economic Times afirma que a Apple está retomando a produção do iPhone 4 para ter uma participação maior em mercados emergentes, sendo eles Índia, Indonésia e Brasil. A Foxconn voltou a produzir o aparelho desde dezembro de 2013 para atender ao primeiro e novo estoque do produto, que foi entregue nas lojas agora em janeiro.

O aparelho ainda pode ser encontrado à venda em lojas do varejo nacional e até no próprio site da Apple, mas o estoque do dispositivo é limitado e pode acabar a qualquer momento, já que a produção do iPhone 4 também foi cessada quando o 5S e o 5C chegaram por aqui.

Inclusive, o iPhone 4 é o smartphone mais em conta da Maçã no país – na Apple Store, ele custa R$ 989,10 na versão de 8 GB, mesmo preço praticado por sites como Shoptime e Submarino no pagamento à vista no boleto bancário. Este seria o grande interesse da companhia em reiniciar a fabricação do gadget, já que um número maior de usuários está aderindo ao iPhone 4 justamente por conta do preço, que é bem inferior ao dos modelos 5S e 5C.

Apesar de ser um bom celular, no entanto, o quarto smartphone da família Apple pode ser considerado ultrapassado frente a outros dispositivos no mercado, principalmente porque alguns modelos de outras fabricantes oferecem mais ferramentas e rapidez quase que na mesma faixa de preço dos R$ 989. Além disso, é difícil imaginar uma redução de valor nos dispositivos mais avançados da companhia, pois até o iPhone 4S ainda tem um valor elevado para um celular com suas características.

Bom, pelo jeito, o iPhone 4 ainda vai ficar por um bom tempo aqui no Brasil. Resta saber se os preços serão reduzidos daqui para frente, ou apenas quando a sexta geração de smartphones da Apple for lançada este ano. Esperamos que sim, especialmente para aqueles que pensam em experimentar os aparelhos da Maçã.