Desconhecimento no mercado teria levado Apple a adquirir Beats às pressas

Por Redação | 06.06.2014 às 14:42

Desde que surgiram os rumores da compra da Beats Electronics pela Apple, muito se falou sobre os motivos por trás da aquisição, uma das maiores já realizadas pela empresa. E boa parte das análises circulavam ao redor da ideia de que a Maçã estaria preferindo incorporar um serviço de música já funcional do que investir em um próprio, de forma a lidar com o declínio nas vendas de músicas no mercado digital.

Mas, de acordo com uma reportagem de Aylin Zafar, do BuzzFeed – que sim, também produz material sério –, foi o desconhecimento dos executivos da Apple que levou a aquisição da plataforma às pressas. De acordo com ele, os responsáveis pelo setor musical da Apple não estavam antenados no que estava acontecendo no mercado e investiam em ideias que não tinham futuro, enquanto os usuários já estavam seguindo por outros caminhos.

Segundo o repórter, a noção geral dentro da Apple é que o serviço iTunes Radio não colou e, ao utilizar a lista de músicas compradas pelo usuário como parâmetro para dar sugestões, acabava apresentando conteúdo no qual as pessoas simplesmente não estavam interessadas. Enquanto isso, serviços como o Pandora prosperavam ao acertar nas opções de canções.

Outros executivos responsáveis pelo setor simplesmente não tinham o menor interesse nele, deixando, então, de pensar em estratégias competitivas para lidar com a concorrência. Para muitos deles, ainda, a dificuldade de empresas como Spotify em se tornarem lucrativas seria, justamente, uma amostra de que esse segmento é natimorto, não valendo a pena o investimento direto.

O comportamento geral dos usuários da internet refletia no interior da empresa e em boa parte dos funcionários. Em vez dos tradicionais sorrisos de orgulho de utilizar os produtos da Apple, o que se via era boa parte dos empregados da empresa não dando a mínima para as próprias soluções e utilizando serviços como o Spotify e Pandora para ouvir músicas durante o expediente.

Foi daí que surgiu a pressão por resultados e a compra acelerada do Beats Music, uma plataforma que, apesar de recém-lançada e ainda com poucos usuários, tem potencial de crescimento. Além disso, o foco no design dado pela empresa criada por Jimmy Iovine e Dr. Dre se encaixou muito bem com o trabalho da Apple, tornando a transição bastante natural para todos, apesar dos problemas que a originaram.

A aquisição mostra uma maneira um pouco diferente de se trabalhar por parte da Maçã. Além de representar o maior montante já investido pela empresa em um negócio do tipo, é também um caso em que a companhia comprada não foi incorporada pela empresa, e sim, continuará atuando de forma independente. Os fundadores passam a fazer parte do rol de executivos da Apple e a expectativa da companhia para o futuro é de bons resultados.