Depois de 2013, Nokia não irá oferecer suporte ao Symbian

Por Redação | 08.10.2013 às 14:26

A Nokia finalmente vai colocar um fim no Symbian e no MeeGo. A empresa está divulgando um alerta para desenvolvedores informando que não irá oferecer suporte aos sistemas operacionais móveis depois de 2013, de acordo com o site "Maemo".

A finlandesa passou a utilizar prioritariamente o sistema Windows Phone em seus smartphones em 2011. No começo de setembro deste ano, a empresa foi comprada pela Microsoft. Portanto, parece não haver sentido em manter o Symbian, um sistema próprio que tem um número reduzido de aplicativos disponíveis e roda apenas em aparelhos antigos, como o N95 e o E71, assim como acontece com o MeeGo.

Entretanto, donos de celulares com sistemas Symbian e MeeGo ainda poderão fazer downloads de apps, apesar de nenhuma outra novidade ser disponibilizada para eles a partir de 2014.

"Estamos muito empolgados com as oportunidades disponíveis com o Asha e o Windows Phone e esperamos que você leve seus talentos para essas plataformas", disse a equipe de desenvolvimento da Nokia no comunicado. "Acreditamos que essas mudanças vão ajudar a melhorar nossa habilidade de oferecer suporte a você como fantástico desenvolvedor de aplicativos para nossos clientes".

Atualmente, a Windows Phone Store conta com mais de 160 mil aplicativos disponíveis, entre gratuitos e pagos.