Dell lança primeiro desktop produzido com materiais reciclados

Por Redação | 25 de Junho de 2014 às 09h45

A Dell acaba de anunciar o lançamento de mais um produto para o seu portfólio, o All-in-One OptiPlex, primeiro computador produzido a partir de materiais reciclados. O plástico utilizado na produção do modelo é recolhido por programas de reciclagem de equipamentos da empresa. O computador é fabricado em Hortolândia, São Paulo.

Com o desenvolvimento do All-in-One 3030, a Dell se torna a primeira empresa de TI com a certificação da UL-Environment destinada a certificar processos de reutilização de materiais. A empresa atestou que o modelo possui mais de 10% de plástico na sua produção.

Dell 3030

Entre as razões que levaram a Dell a fabricar o modelo está a redução do lixo eletrônico, economia de recursos e diminuição em 11% da emissão de carbono. Para a gerente de serviços de reciclagem da Dell para a América Latina, Cintia Gates, o All-in-One representa uma preocupação da Dell com o meio ambiente e com um modelo mais sustentável de produção. Segundo ela, a empresa pretende expandir esse reuso e o objetivo é que, até 2020, a Dell utilize 22 mil toneladas de materiais reciclados em seus equipamentos, incluindo plástico e metais.

O All-in-One será disponibilizado em dois modelos: 3030 e 9030. O primeiro é voltado para pequenas e médias empresas, possui tela de 19,5 polegadas, touchscreen opcional, utiliza a 4ª geração de processadores Intel Core i3 até i5 e placa de vídeo Intel HD. O modelo ainda é equipado com 8 GB de memória e 1 TB de armazenamento.

Já o OptiPlex 9030 é o modelo corporativo mais fino da Dell, e possui tela de 23 polegadas, touchscreen opcional, 4ª geração de processadores Intel Core i5 até i7 e até 16 GB de memória. Segundo a empresa, ele tem recursos diferenciados para gerenciamento, segurança de dados e manutenção. A Dell ainda pretende disponibilizar outra opção de placa de vídeo, a AMD Radeon R7 A265 de 2 GB, para empresas que trabalham com animações 3D e outros recursos que exigem um alto processamento gráfico.

O objetivo da empresa com os lançamentos é oferecer, além da diferenciação em questões sustentáveis, um equipamento compacto, mas de alta performance para o ambiente corporativo.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.