Dell e Nutanix anunciam parceria para desenvolvimento de appliances web-scale

Por Rafael Romer | 24.06.2014 às 15:33

A fornecedora de soluções de infraestrutura para datacenter Nutanix anunciou nesta terça-feira (24) uma nova parceria global com a Dell para o desenvolvimento de OEM (Original Equipament Manufacturing) para uma nova família de appliances baseadas em web-scale.

Operando no Brasil há pouco mais de cinco meses, a Nutanix acredita que a parceria dá acesso ao amplo sistema de parcerios de distribuição e clientes Dell, o que amplia as possibilidades de negócio da startup – que recentemente levantou US$ 101 milhões em uma rodada de investimentos.

"A parceria com a Dell agrega benefícios de uma corporação que possui uma rede de distribuição e presença em território nacional bastante expressiva", afirmou o Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix no Brasil ao Canaltech.

Para a Dell, o negócio abre a possibilidade de operar e oferecer sistemas com o software de gestão redes e funções de armazenamento da Nutanix. Até agora, a única maneira de uma empresa acessar o software de startup seria por meio da compra de equipamentos da própria empresa.

"A Nutanix é uma líder reconhecida no mercado de infraestrutura convergente com uma oferta orientada a software que vai ao encontro dos esforços da Dell para redefinir a economia de datacenter e simplificá-la para os clientes", afirmou o vice-presidente e gerente geral de Armazenamento da Dell, Alan Atkinson, em comunicado.

A nova série terá o nome de Dell XC e será construída por servidores Dell PowerEdge com softwares web-scale embarcados da Nutanix. Serão anunciados diferentes modelos e configurações para atender a diferentes demandas de uso empresarial e de usuários finais individuais. Os equipamentos serão compatíveis com os principais hypervisors de virtualização, incluindo VMware vSphere, Microsoft Hyper-V e KVM de código aberto.

Além do desenvolvimento dos esquipamentos, o acordo também incluirá estratégias conjuntas em vendas, através de canais de distribuição da Nutanix e da Dell, e suporte. Os equipamentos estarão disponíveis no Brasil a partir de outubro, seguindo o lançamento global do produto. De acordo com Oliveira, a produção deverá ser local.

"Todo suporte de hardware será por conta da Dell. O suporte de software Nível 1 será pela Dell. Os níveis 2 e 3 serão executados pela Nutanix", explicou o executivo. "Os processos de desenvolvimento de oportunidades seguirão os mesmos moldes existentes para atendimento de mercado. Ou seja, canais existentes e canais Dell deverão submeter os registros de oportunidades para avaliação, a fim de evitar conflitos desnecessários".

Estão previstas ainda parcerias em marketing, serviços e novos investimentos. Mas, detalhes sobre essas ações só deverão ser revelados nas próximas semanas, de acordo com o executivo.