De olho no Moto 360, Samsung deve lançar smartwatch em formato circular

Por Redação | 27.05.2014 às 09:31 - atualizado em 27.05.2014 às 10:01
photo_camera Divulgação

Quando o assunto é smartwatch, não tem para ninguém: a Samsung é a líder no mercado. Mas sabendo que essa indústria promete ficar cada vez mais competitiva, especialmente com a chegada dos relógios com Android Wear e do comentado iWatch da Apple, a fabricante sul-coreana já está se movimentando para trazer novos produtos aos consumidores. E um deles pode uma versão em formato circular do Galaxy Gear.

Como informa o site Android Central, a companhia registrou uma série de patentes de um relógio com display redondo. Apesar do documento não representar um lançamento oficial – as empresas têm esse costume de guardar patentes como medida de segurança –, sabemos que as duas primeiras gerações do Gear têm a tela quadrada, assim como o Smartwatch, da Sony, e o futuro G Watch, da LG. Além disso, não está claro se o dispositivo das imagens será um novo Galaxy Gear ou um produto diferente.

Samsung smartwatch

(Foto: Reprodução)

O que não se pode ignorar é a semelhança do aparelho das fotos com o Moto 360, o relógio inteligente da Motorola equipado com sistema operacional Android Wear. Segundo as patentes, registradas no ano passado, trata-se de um acessório cuja pulseira possui um sensor óptico embutido, além de um sistema de navegação baseado nos gestos do pulso do usuário. Por exemplo, para a câmera detectar objetos ao redor, o dono precisaria fechar os dedos polegar e indicador e em seguida movimentá-los para frente.

Em outra imagem, é possível notar que o gadget teria funções básicas de um relógio comum, como marcar a hora, mas também exibiria informações como tempo na tela e possibilidade de compartilhar fotos e vídeos em redes sociais (Facebook, Twitter). Outra funcionalidade é o monitoramento de frequência cardíaca e calorias perdidas, um indício de que o dispositivo teria foco especial na saúde do usuário.

O relógio rodaria o sistema operacional próprio da Samsung, o Tizen, e ainda dependeria da conexão de um tablet ou smartphone para funcionar. O pessoal do Android Central acredita que, se o aparelho chegar ao mercado, a única diferença será seu design arredondado, justamente para concorrer com o Moto 360 - até então o único smartwatch do mercado que possui tal formato. Fora isso, as ferramentas e apps, tal como seu funcionamento, seria o mesmo do Galaxy Gear.

Samsung smartwatch

(Foto: Reprodução)

Em contrapartida, o Wall Street Journal traz uma informação interessante sobre uma possível e nova versão do Gear. Segundo a publicação, a companhia está trabalhando em um relógio também equipado com a plataforma Tizen, mas que deve funcionar de forma independente. Isso significa que o acessório será capaz de realizar ligações, enviar mensagens de e-mail e acessar redes sociais sem precisar de outros aparelhos por perto. Além disso, o gadget virá com sensores GPS e Bluetooth integrados, assim como um monitor de batimentos cardíacos.

O jornal ainda afirma que o produto poderá se conectar com uma série de outros dispositivos, incluindo geladeiras, refrigeradores e ar condicionados. Não há data oficial de lançamento do novo relógio, mas a reportagem afirma que o anúncio oficial irá acontecer "nos próximos meses" – possivelmente durante a feira de tecnologia IFA 2014, em setembro, na Alemanha.