Data centers da Apple já utilizam 100% de energia renovável em suas operações

Por Redação | 22.03.2013 às 16:15
photo_camera Financial Press

O atual CEO da Apple, Tim Cook, afirmou em uma reunião com os funcionários da empresa que até o final deste ano, todos os seus data centers já seriam operados com 100% de energia renovável, usando fontes eólicas, hidráulicas, geotérmicas e solares. E nesta quinta-feira (21), a Maçã informou em sua página de compromisso ambiental que seus bancos de dados já operam, antes mesmo do previsto, com cem por cento de energia limpa.

A empresa também informa que grande parte da energia renovável gerada para alimentar seus data centers é terceirizada, mas segundo a Bloomberg, em seu centro localizado em Maiden, no estado norte-americano da Carolina do Norte, a Apple já produz 60% de toda a energia consumida no local. Além dos data centers, a companhia trabalha para tornar sustentável suas estruturas corporativas e hoje, 75% delas já usam energia limpa - para ter uma ideia do avanço da empresa no setor, em 2010, apenas 35% de sua estrutura corporativa usava energia renovável.

A empresa não revelou quanto foi gasto para a produção de energia limpa em seu data center de Maiden, afirmando apenas que planeja continuar ampliando seus investimentos no setor para melhorar suas operações e torná-las mais sustentáveis.

O Greenpeace, organização não-governamental em prol do meio ambiente, elogiou a Apple por sua iniciativa e transparência em nota oficial, e pediu que a empresa pressione governos locais para que eles também incentivem ações ecológicas.