Data centers da Apple já utilizam 100% de energia renovável em suas operações

Por Redação | 22 de Março de 2013 às 16h15
Financial Press
Tudo sobre

Apple

O atual CEO da Apple, Tim Cook, afirmou em uma reunião com os funcionários da empresa que até o final deste ano, todos os seus data centers já seriam operados com 100% de energia renovável, usando fontes eólicas, hidráulicas, geotérmicas e solares. E nesta quinta-feira (21), a Maçã informou em sua página de compromisso ambiental que seus bancos de dados já operam, antes mesmo do previsto, com cem por cento de energia limpa.

A empresa também informa que grande parte da energia renovável gerada para alimentar seus data centers é terceirizada, mas segundo a Bloomberg, em seu centro localizado em Maiden, no estado norte-americano da Carolina do Norte, a Apple já produz 60% de toda a energia consumida no local. Além dos data centers, a companhia trabalha para tornar sustentável suas estruturas corporativas e hoje, 75% delas já usam energia limpa - para ter uma ideia do avanço da empresa no setor, em 2010, apenas 35% de sua estrutura corporativa usava energia renovável.

A empresa não revelou quanto foi gasto para a produção de energia limpa em seu data center de Maiden, afirmando apenas que planeja continuar ampliando seus investimentos no setor para melhorar suas operações e torná-las mais sustentáveis.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

O Greenpeace, organização não-governamental em prol do meio ambiente, elogiou a Apple por sua iniciativa e transparência em nota oficial, e pediu que a empresa pressione governos locais para que eles também incentivem ações ecológicas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.