Modernidade: currículos começam a trazer QR Codes, infográficos e vídeos

Por Ultradownloads | 11 de Julho de 2012 às 17h50
photo_camera Business Insider

Nada mais difícil do que saber o que irá agradar um profissional de recursos humanos na hora em que ele visualizar seu currículo. Mas o que você acha de acrescentar alguns recursos tecnológicos ao seu clássico documento e chamar a atenção dos contratantes?

Especialistas nos Estados Unidos acreditam que currículos com diferenciais como QR Codes, infográficos e vídeos podem chamar muito mais a atenção na hora em que são analisados e dessa forma, garantir uma entrevista e até uma contratação.

De acordo com o The Wall Street Journal, os códigos, que podem ser facilmente escaneados por smartphones e tablets, podem redirecionar o selecionador a páginas com portfólios online, informações de contatos e outros tipos de apresentações.

“As pessoas estão definitivamente ficando mais criativas”, afirmou Rosemary Haefner, vice-presidente do site de empregos CarreerBuilder.com. “As pessoas podem criar um código e vinculá-lo a outras informações sobre os seus antecedentes”.

QR Code

Os QR Codes podem redirecionar os selecionadores para uma página online com mais informações dos candidatos (Foto: Reprodução/Business Insider)

Além disso, os especialistas afirmam que a inclusão de infográficos e vídeos em seus currículos também é capaz de chamar a atenção dos selecionadores e, claro, demonstrar as habilidades técnicas do candidato.

Segundo o Business Insider, com a tecnologia dos QR Codes, os candidatos também poderão monitorar com mais facilidade se seus currículos foram visualizados e suas possíveis chances de serem chamados para uma entrevista.

Os candidatos, por sua vez, devem estar atentos ao tipo de seleção ao qual estão se candidatando e o que a empresa espera encontrar em seu currículo. Por exemplo, se uma empresa possui um perfil mais conservador, com certeza ela não estará interessada em visualizar suas informações através de um QR Code.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.