Craig Mundie, executivo sênior da Microsoft, deixa a companhia

Por Redação | 03 de Janeiro de 2013 às 12h01

Em novembro de 2012, depois de mais de 23 anos de serviços à Microsoft, Steven Sinofsky deixou a companhia. Pouco tempo depois, surge a notícia de que outro importante (e veterano) executivo da gigante do software, Craig Mundie, também saiu da empresa.

Craig Mundie era chefe da Microsoft Research e também Diretor de Estratégia da companhia, e parece ter deixado a Microsoft à francesa, já que o memorando que anunciou seu desligamento foi enviado internamente no dia 14 de dezembro, mas ainda não havia vazado na imprensa até poucos dias atrás.

O pessoal da Bloomberg divulgou uma cópia do documento, assinado pelo CEO da companhia, Steve Ballmer. O memorando diz que Craig vai passar um ano como conselheiro sênior de Ballmer, e em seguida deve se aposentar, com 65 anos de idade.

Craig Mundie

Craig Mundie (Imagem: Reprodução)

Vale lembrar que o executivo foi nomeado pelo próprio Bill Gates como um de seus "herdeiros da tecnologia", e apesar de nunca ter sido cogitado para o cargo de CEO da companhia, Craig se tornou um dos executivos mais experientes da Microsoft.

Confira o texto completo do anúncio interno da saída de Craig Mundie da Micrososft.

"Novos papéis de Craig Mundie & Eric Rudder

Craig Mundie está assumindo um novo papel como Conselheiro Sênior para mim. Craig passou os últimos seis anos como chefe da Microsoft Research (MSR) e Diretor de Estratégia - nomeado para o cargo quando Bill Gates se aposentou. Em seu novo papel, Craig vai continuar o seu trabalho com os governos e formuladores de políticas em todo o mundo, e, adicionalmente, irá trabalhar em estreita colaboração comigo e com outros membros sobre os principais projetos estratégicos. Craig, que comemorou seu aniversário de 20 anos na Microsoft este mês, planeja se aposentar em 2014, depois que ele completar 65 anos.

Eric Rudder assumiu vários dos grupos de Craig durante o ano passado e agora vai completar a transição, reportando-se diretamente a mim e assumindo a responsabilidade completa da Microsoft Research, Computação Confiável (Trustworthy Computing), e do Grupo de Política de Tecnologia. Rick Rashid, Scott Charney e David Tennenhouse vão se juntar a Amit Mital, KD Hallman e Wolfram Schulte, para se relatarem a Eric, com efeito imediato. David Pritchard e sua equipe continuarão se relatando a Craig.

Ao longo de sua carreira, Craig trouxe grande valor para os grupos e iniciativas que ele começou e supervisionou, e agora traz a riqueza de sua experiência para seu novo papel. Durante sua carreira na Microsoft, Craig tem estado intimamente ligado à MSR. O estabelecimento da Computação Confiável da Microsoft também mudou a forma como a indústria de computadores pensa a respeito de segurança e privacidade, e o Grupo de Política de Tecnologia continua ajudando a moldar o longo prazo do cenário das políticas de tecnologia, de maneira a dar aos nossos futuros produtos um caminho claro no mercado. Craig também foi fundamental no estabelecimento de relações com governos e formuladores de políticas em todo o mundo.

Estou ansioso para trabalhar com Eric em um escopo mais amplo de negócios da empresa e em uma parceria próxima com Craig nas futuras oportunidades da companhia.

Steve"

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.