Cortana está a caminho do Android e iOS

Por Redação | 13 de Março de 2015 às 09h53

A assistente de voz Cortana foi uma das grandes invenções recentes da Microsoft. Apesar de eficiente e de fazer frente com dignidade à Siri e ao Google Now, a Cortana está disponível apenas para dispositivos com Windows Phone. No entanto, este fato pode mudar em breve.

De acordo com a Reuters, a Microsoft está trabalhando em uma versão mais avançada da assistente pessoal e a disponibilizará não somente para os dispositivos Windows Phone, mas também para aparelhos Android e iOS. O projeto de melhoria da Cortana inclui a investigação de inteligência artificial e está sendo chamado de projeto "Einstein".

Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research, deixou escapar o interesse da empresa em expandir o serviço para outras plataformas, elogiando a assistente e afirmando que "suas funcionalidades de ler e entender um e-mail irão desempenhar um papel central na próxima etapa da Cortana".

A estratégia de fazer da Cortana um aplicativo independente pode caracterizar negativamente a atenção que a Microsoft está dando ao Windows Phone, já que a assistente pessoal era um grande atrativo para que o sistema ganhasse mais entusiastas e usuários. Porém, é evidente que a empresa quer oferecer a Cortana para o máximo de usuários possíveis.

Além do Windows Phone, Android e iOS, a assistente digital também está inclusa no projeto do Windows 10, que deverá chegar para PC no segundo semestre deste ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.