Contagem regressiva indica que Nokia X2 poderá ser anunciado nesta terça-feira

Por Redação | 23 de Junho de 2014 às 10h53
photo_camera Divulgação

Por mais que já se saiba quase tudo sobre o sucessor do Nokia X, o celular da Nokia que roda uma versão personalizada do sistema operacional Android, a Microsoft ainda não falou nada sobre isso. Mas essa situação pode estar prestes a mudar, já que a empresa tem um novo produto para anunciar nesta terça-feira (24) e tudo indica que se trata realmente do próximo modelo do smartphone.

Uma contagem regressiva foi iniciada no blog oficial Nokia Conversations, que exibe dicas de design e utilização de aplicativos, serviços e outros produtos da oferta mobile da fabricante. O prazo se encerra nesta terça-feira, dia 24, às 4 horas da manhã no horário de Brasília. As fortes cores verdes, as linhas fortes semelhantes às da linha Nokia X e, acima de tudo, os dizeres de que estaremos diante da “nova geração” indicam que realmente se trata de um novo anúncio da linha.

Ainda parece meio surreal a ideia de que um dos primeiros lançamentos da Microsoft desde que assumiu a Nokia seria um smartphone com o sistema operacional de seu principal concorrente, o Google. Trata-se de uma edição altamente personalizada, baseada no código aberto da plataforma, que tem um visual semelhante ao do Windows Phone e todos os serviços da gigante das buscas substituídos por opções da Nokia ou da fabricante do Windows.

Visto com descrédito quando foi anunciado e colocado à venda, o Nokia X acabou surpreendendo pelo bom funcionamento e qualidade. As vendas e o sucesso foram suficientemente bons para que uma segunda edição fosse anunciada. O principal objetivo dessa segunda linha de aparelhos, ao que tudo indica, é corrigir um problema de design causado pela ausência do botão Home na parte frontal do dispositivo.

Até mesmo as especificações do celular já vazaram na internet e sugerem um aparelho de médio para alto porte, com 1 GB de memória RAM e processador dual-core, bem de acordo com a proposta da Microsoft. A ideia da empresa é usar o Nokia X como uma ponte para os usuários acostumados com aparelhos de baixo custo e sistema Android, mas que buscam outras opções e querem celulares mais robustos. Assim, a expectativa da empresa é que eles adquiririam o aparelho e, na hora de trocar, optem por uma das opções mais robustas da linha Lumia.

Nesse sentido, um dos grandes alvos da companhia seriam os mercados emergentes, onde existe grande consumo de celulares, mas ainda pouco alcance de modelos mais caros. São segmentos que as fabricantes não podem deixar de lado devido à alta demanda, mas que não geram tantos lucros quanto as companhias gostariam.

O anúncio do Nokia X2 seria mais uma confirmação do que uma revelação. A não ser, é claro, que a Microsoft surpreenda e mostre um aparelho completamente desconhecido, o que parece improvável.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.