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Pesquisa: consumidores compartilhariam dados pessoais em troca de benefícios

Por Redação | 25 de Junho de 2013 às 12h10

Resultados de uma pesquisa recente apontaram que os consumidores brasileiros estão enxergando valor no compartilhamento de informações pessoais. Isso quer dizer que eles estão dispostos a compartilhar muitos de seus dados, desde que recebam em troca melhores serviços e/ou recompensas.

Os resultados revelaram as principais estratégias que as operadoras podem adotar para obter permissão de uso dos dados de seus clientes, que podem ser usados para conhecê-los melhor e desenvolver novas fontes de renda. A pesquisa foi realizada globalmente em abril pela Coleman Parkes com 3.900 consumidores, e divulgada pela empresa de serviços voltados à experiência do consumidor Amdocs.

"Os resultados desta pesquisa indicam que o setor vinha superestimando a falta de disposição dos consumidores em compartilhar seus dados pessoais", disse Ian Parkes, da Coleman Parkes, por meio de comunicado. "Muitos consumidores estão dispostos e desejam fornecer as informações desde que recebam algo em troca de suas operadoras. Com a possibilidade adicional de compartilhar essas informações com outras empresas, os dados dos clientes podem se tornar um novo tipo de moeda no setor".

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Dados como localização, nomes dos cinco principais amigos no Facebook e dados pessoais de familiares foram os principais (57%) apontados pelos consumidores como possíveis “moedas de troca" por recompensas financeiras ou melhores serviços. Além disso, 54% dos entrevistados permitiriam que esses dados fossem passados a terceiros mediante condições certas.

Entre os principais incentivos que motivam consumidores a fornecer dados pessoais estão planos mais baratos (65%), maior velocidade da rede (61%), atendimento prioritário (54%) e planos compartilhados por vários dispositivos (50%). Recompensas em dinheiro (44%) foram as mais valorizadas, juntamente com recompensas em programas de fidelidade (38%), cupons e ofertas exclusivas (39%). Um terço (36%) dos clientes aceitaria divulgar suas informações de graça.

Algo que chama a atenção no resultado da pesquisa, é o fato de os consumidores brasileiros não se mostrarem muito preocupados com sua privacidade. Isso porque mais de três quartos (77%) dos usuários de serviços como YouTube, Facebook e Instagram entrevistados disseram não se importar com esse tipo de questão, enquanto 64% disseram confiar em suas operadoras para cuidar de seus dados.

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