Conheça melhor Steven Sinofsky, o próximo provável CEO da Microsoft

Por Redação | 31 de Outubro de 2012 às 14h06
Steven Sinofsky

Funcionário da Microsoft há 23 anos, Steven Sinofsky é um forte candidato ao cargo que atualmente pertence a Steve Ballmer. Não que o atual CEO da empresa esteja planejando sua saída, afinal, ele já disse por aí que pretende continuar liderando a Microsoft até meados de 2017, pelo menos.

Se você ainda não associou o nome à pessoa, Steve Sinofsky é o homem por trás do novo sistema operacional da Microsoft. Em 2006 ele assumiu a presidência da divisão Windows, após realizar com sucesso seus trabalhos à frente da divisão do Office, a qual liderou durante anos.

Porém o estilo de Sinofsky chama a atenção. Ele é um tipo autocrático, que já conseguiu derrubar três grandes líderes de importantes divisões da Microsoft durante as batalhas que travou para defender suas ideias e projetos.

Conforme o CNET nos conta em uma matéria que fala um pouco a respeito da trajetória do executivo na empresa, ele não mede esforços para atingir seus objetivos. Como na vez em que teve um conflito com Ray Ozzie, que havia sido escolhido por ninguém menos do que Bill Gates para sucedê-lo na função de arquiteto chefe de software.

Ozzie e Sinofsky estavam trabalhando em tecnologias de sincronização de conteúdo na nuve há cerca de dois anos, cada um para a sua divisão, quando surgiu o impasse de quem ficaria com o recurso. O assunto chegou até Steve Ballmer, que resolveu incorporar a tecnologia em questão, o Live Mesh, à divisão comandada por Sinofsky. Pouco tempo depois, ainda em 2010, Ozzie deixou a Microsoft.

Ainda nesse mesmo ano, a divisão de entretenimento da empresa perdeu seu vice-presidente, J. Allard, e também o presidente, Robbie Bach. Allard e Sinofsky tinham ideias para o desenvolvimento de novos tablets, porém, os conceitos eram bem diferentes. O maior acionista da Microsoft, Bill Gates, teve que intervir, e no final das contas o pessoal do setor de entretenimento levou a pior. Allard e Bach deixaram a companhia e o Surface acabou de ser lançado.

Por falar em Surface, alguém se lembra de um executivo que adaptou rodinhas e transformou o tablet em um skate para provar o quanto ele era resistente? Pois bem. Era o polêmico Steven Sinofsky.

Surfaceboard

Apesar de tudo isso, Sinofsky ainda é um dos executivos mais reservados da Microsoft, tanto que ele fica disponível para os meios de comunicação para falar sobre os produtos, mas raramente se senta para dar entrevistas e falar sobre si mesmo.

Se ele será o próximo homem da Microsoft, ainda não se sabe, mas fato é que muitos olhos estão voltados para ele nesse momento em que o Windows 8 dá seus primeiros passos no mercado. O sucesso do novo sistema operacional pode ser um fator decisivo para que ele continue sendo visto como um líder em potencial para a companhia.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.