Conheça 10 recursos do Google que você sequer sabia que existiam

Por Sérgio Oliveira

Não há dúvidas de que o Google é o buscador mais utilizado em todo o mundo. Porém, ao contrário do que você pensa, a empresa não se resume somente a esta ferramenta ou ao Gmail, Maps, Street View e outros.

Você sabia que ele pode te ajudar a preparar seu casamento? Ou que ele pode por fim àquele dia chato de trabalho? São inúmeros recursos que a empresa disponibiliza, uns bastante úteis e outros nem tanto assim.

Veja os dez melhores dele logo abaixo:

1. Atari Breakout

Seu dia em casa ou no trabalho está muito chato? É sexta-feira e você já deu conta de todo o serviço na empresa? Então o Google pode te ajudar a se divertir (ou arruinar sua produtividade) com o sucesso Atari Breakout.

Para jogá-lo, basta acessar o Google e procurar por imagens de "Atari Breakout" para você ver a tela do seu computador se transformar no divertido jogo da década de 1970.

Atari Breakout fez sucesso no fim da década de 1970 e foi revivido pelo Google recentemente

Atari Breakout fez sucesso no fim da década de 1970 e foi revivido pelo Google recentemente (Imagem: Screenshot/Canaltech)

2. Defina alarmes para se lembrar dos compromissos

Você é daqueles que não consegue lembrar de nada e sempre tem que usar uma agenda e alarmes para te avisar de uma coisa e outra? Então o Google pode te ajudar com isso.

É possível definir um alarme no buscador apenas digitando "x minutes timer", onde x é a quantidade de tempo. Também vale trocar os minutos por horas e segundos.

O recurso de alarme do Google é tão usado que quando a empresa o desativou por engano no ano passado uma horda de usuários assíduos da ferramenta caiu em cima da empresa

O recurso de alarme do Google é tão usado que quando a empresa o desativou por engano no ano passado, uma horda de usuários assíduos da ferramenta caiu em cima da empresa (Imagem: Screenshot/Canaltech)

Se a dica não funcionar para você, então é só trocar o idioma dos seus produtos Google para o inglês.

3. Street View do espaço sideral

Você é fascinado pelo espaço sideral e sempre imaginou como seria ter um Street View do universo? O Google pensou em você e lançou o Google Sky.

O serviço é muito semelhante ao já famoso Street View, mas, ao invés de imagens capturadas pelos carros da empresa, usa imagens dos telescópios da NASA, a agência espacial norte-americana. Vale a pena acessar e conferir como andam as coisas no sistema solar e em outras galáxias.

No Sky é possível não só observar o Sistema Solar ou a Via Láctea, mas também várias outras galáxias

No Sky é possível não só observar o Sistema Solar ou a Via Láctea, mas também várias outras galáxias (Imagem: Screenshot/Canaltech)

4. Aprenda a falar números grandes

Muita gente tem uma certa dificuldade em escrever números muito extensos, principalmente na hora de preencher cheques (alguém realmente ainda usa isso?). Pensando nisso, a empresa de Mountain View embutiu um pequeno tradutor de números grandes em sua busca.

Para ver como se escreve e se fala o número gigante, basta digitá-lo no buscador e ao fim acrescentar um "=english" e pronto. Infelizmente o recurso só está disponível para a língua inglesa no momento, mas a expectativa é que em breve ele seja expandido para outros idiomas.

Vai preencher um cheque ou simplesmente falar um número grande e não sabe como fazê-lo? O Google te dá uma ajuda. Por enquanto, recurso só está disponível em inglês.

Vai preencher um cheque ou simplesmente falar um número grande e não sabe como fazê-lo? O Google te dá uma ajuda. Por enquanto, recurso só está disponível em inglês (Imagem: Screenshot/Canaltech)

5. Monte LEGO no Build With Chrome

Já foi provado que dá para montar muita coisa usando apenas as pecinhas de LEGO. Diante de tantos feitos, muita gente fica curiosa para saber se consegue montar algo extraordinário mas não quer investir nas pecinhas.

Pensando nisso, e em mais uma forma de fazer sua produtividade ir por água abaixo, o Google criou o Build With Chrome, uma ferramenta recreativa para você soltar sua imaginação. Lá, as pecinhas de um dos mais famosos brinquedos do mundo são reproduzidas e você pode usá-las para criar o que quiser.

Sempre quis montar algo extraordinário (ou nem tanto assim) com as pecinhas de LEGO e sem gastar nem um centavo? Então o Build With Chrome foi feito para você

Sempre quis montar algo extraordinário (ou nem tanto assim) com as pecinhas de LEGO e sem gastar nem um centavo? Então o Build With Chrome foi feito para você (Imagem: Screenshot/Canaltech)

6. Crie aliases para o seu e-mail

Quem tem uma conta de e-mail há muito tempo sofre com spams que insistem em burlar o sistema de filtros do Gmail e com malas diretas de sites que sequer se lembram de terem se cadastrado.

Pensando nisso, o Google liberou a possibilidade de adicionar sufixos ao seu endereço de e-mail. Basta colocar "+qualquerCoisa" na hora de fornecer seu e-mail por aí e pronto. O recurso é especialmente interessante porque ajuda a filtrar as mensagens que chegam à caixa de entrada e definir que fim elas terão.

Para isso, basta criar regras de filtragem para mensagens que chegam para "seuemail+aqueleSiteChato@gmail.com" e pronto.

7. Teste seus conhecimentos no Maps

Se você curte jogos de perguntas e respostas, o Google bolou o Smarty Pins para você. A proposta do game é bastante interessante: você escolhe uma categoria de perguntas e deve respondê-las colocando o alfinete do Maps na cidade que representa a resposta.

A ideia de usar o Google Maps como tabuleiro para as respostas do Smarty Pins é interessante e chama a atenção principalmente daqueles que gostam de jogos de perguntas e respostas

A ideia de usar o Google Maps como tabuleiro para as respostas do Smarty Pins é interessante e chama a atenção principalmente daqueles que gostam de jogos de perguntas e respostas (Imagem: Screenshot/Canaltech)

8. Planeje seu casamento

Está comprometido com a pessoa amada e se preparando para dar o próximo passo? Essa é uma grande decisão e não raramente traz consigo uma série de dúvidas e insegurança.

Para lhe dar uma mãozinha a planejar o casamento perfeito, o Google lançou o Weddings, um site que mostra as últimas tendências quando o assunto é as festividades do matrimônio, locais para a cerimônia, bolar um site para os noivos e tudo o mais. Vale a pena conferir e surpreender seu companheiro.

Está se preparando para o grande dia mas está enrolado sobre como organizar a festa e tudo o mais? Não tem problema, o Google Wedding está aí para te ajudar

Está se preparando para o grande dia mas está enrolado sobre como organizar a festa e tudo o mais? Não tem problema, o Google Weddings está aí para te ajudar (Imagem: Screenshot/Canaltech)

9. Dê uma cara nova ao seu site com novas fontes

Quem trabalha com webdesign e desenvolvimento web sabe a dor de cabeça que é encontrar fontes agradáveis e que atendam a identidade visual escolhida pelo cliente. Há uma infinidade de fontes disponíveis na web, mas a maioria delas é paga e custa uma fortuna.

Se você sofre com isso todos os dias, então talvez seja válido dar uma conferida no Google Fonts, um repositório de fontes gratuitas que podem ser incorporadas ao seu site adicionando apenas algumas linhas no HTML.

10. Pinacoteca virtual

Os apreciadores incondicionais de obras de arte poderão se esbaldar no Google Art Project, uma ferramenta que reúne imagens em altíssima resolução das principais obras de arte dos mais famosos museus do mundo.

Ao todo são mais de 10 mil artistas e mais de 70 mil itens catalogados. Com tanta coisa disponível, o Google oferece filtros que nos permitem classificar tudo por autor, coleção ou por museu em que elas estão originalmente expostas. Uma ótima oportunidade para quem ainda não teve como visitá-los pessoalmente.

O Art Project reúne mais de 70 mil obras de mais de 10 mil artistas expostos em todo o mundo

O Art Project reúne mais de 70 mil obras de mais de 10 mil artistas expostas em todo o mundo (Imagem: Screenshot/Canaltech)

Confira outras dicas para aproveitar melhor o Google, seus serviços e produtos:

Fonte: http://www.businessinsider.com/awesome-google-features-you-didnt-know-existed-2014-7?op=1