Confusas, pesquisas mostram que Mac vendeu 28% mais ou 6% menos no fim de 2013

Por Redação | 10 de Janeiro de 2014 às 14h34

A indústria de computadores não vem passando por uma boa fase nos últimos anos. Desde 2012 especialistas dizem que a era dos computadores de mesa chegou ao fim e gradativamente será substituída pela era dos dispositivos móveis. Recentemente, a Microsoft compartilhou seu pessimismo com o público ao prever mais um trimestre ruim para os computadores e o IDC revelou que a indústria experimentou a pior retração de todos os tempos em 2013. No entanto, uma empresa em particular parece estar alheia a qualquer sintoma desse cenário: a Apple.

Em seu último relatório, o Gartner mostrou que a fatia de mercado da Apple nos Estados Unidos aumentou incríveis 28,5% somente no último trimestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012. O resultado positivo, segundo a empresa de consultoria, fez com que a Maçã passasse a dominar cerca de 14% do mercado estadunidense.

Venda de computadores nos Estados Unidos no 4º trimestre de 2013 segundo a Gartner

Venda de computadores nos Estados Unidos no 4º trimestre de 2013 segundo o Gartner

Analisando os resultados, é possível notar que, além da Apple, somente Dell e Lenovo conseguiram vender mais computadores no período de festividades do ano passado em relação ao mesmo período de 2012. No entanto, o crescimento apresentado por ambas foi de apenas um dígito, bastante abaixo do resultado alcançado pela Apple.

Mais surpreendente que esse resultado positivo é o resultado negativo da Apple – sim, ela mesma – mostrado pelo IDC.

Desmentindo a famosa empresa de consultoria, a firma especializada em tecnologia da informação mostrou que as vendas de computadores da Apple caíram quase 6% no último trimestre de 2013, se comparadas com o mesmo período em 2012. O resultado, dessa vez negativo, fez com que a companhia californiana perdesse o posto de terceiro maior vendedor de computadores nos Estados Unidos para a Lenovo.

Venda de computadores nos Estados Unidos no 4º trimestre de 2013 segundo o IDC

Venda de computadores nos Estados Unidos no 4º trimestre de 2013 segundo o IDC

A discrepância entre os resultados é gigantesca e a única forma de explicá-la seria se a pesquisa do Gartner também levasse em consideração a venda de tablets e a do IDC se restringisse somente a desktops e notebooks – o que, infelizmente, não é o caso, já que o Gartner não leva em consideração a venda de iPads.

Então como explicar tanta disparidade? Será que há uma explicação ou essas pesquisas realmente não mostram um retrato da realidade? Nós não sabemos e só teremos como dizer quem está certo e quem está errado quando a Apple divulgar os resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2014 no dia 27 de janeiro.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.