Os cinco maiores 'fails' da Apple em 2012

Por Redação | 24 de Novembro de 2012 às 21h16

A Apple já saboreou muitas vezes a doçura do sucesso de inúmeros de seus produtos, mas vale lembrar que nem só de felicidade vive a empresa. Tom Kaneshige, que escreve para o CIO.com a respeito de negócios e tecnologias há mais de uma década, nos fez relembrar os cinco maiores fiascos da empresa da maçã em 2012.

1. Mapas perdidos no iOS 6

Os mapas feitos para o mais recente sistema operacional móvel da Apple foram um verdadeiro fracasso. Eles decepcionaram os usuários, que esperam sempre o melhor da companhia. Mas a desgraça foi tamanha que o CEO Tim Cook precisou ir a público se desculpar com os consumidores - uma raridade na Apple.

O mantra da empresa sempre foi "manter a experiência do consumidor acima de todas as outras preocupações". O aplicativo Mapas, vindo apenas um ano após a morte de Steve Jobs, não diz coisas boas sobre as novas pessoas no comando. Um fracasso épico, que resultou em outro tópico desse top 5 que veremos mais adiante.

Mapa ios6

O polêmico mapa distorcido do iOS 6

2. "Novo" iPad

O iPad original praticamente criou o mercado de tablets em todo o mundo. A segunda geração do gadget era mais leve e mais rápida. Já o iPad de terceira geração trouxe uma grande melhoria para os gráficos. Ok. Mas e o iPad de quarta geração, lançado junto com o iPad Mini?

Tudo bem, ele tem um processador mais rápido e um novo modelo de conector igual ao do iPhone 5. E só. Fiasco notável.

iPad 4

iPad 3 ou iPad 4? Apple sem muitas novidades com o lançamento da quarta geração do seu tablet.

3. Demissão de Forstall

Esse item tem vínculo direto com o que lidera essa lista, o mapa do iOS 6. Scott Forstall era vice-presidente sênior do iOS, logo, estava diretamente ligado à novidade. Mesmo com essa conexão nítida, Tim Cook disse apenas que as mudanças de gestão iriam "encorajar ainda mais a colaboração". Realmente, a demissão de Forstall trouxe alguns impactos para a empresa.

Assim como Jobs, Forstall é apaixonado por produtos e, segundo relatos, difícil de trabalhar. Ele teria se recusado a pedir desculpas pelas falhas do sistema de Mapas da Apple. A demissão de Forstall sinaliza uma era diferente na Apple "pós-Job", agora liderada por um executivo que acredita na colaboração. Será que a Apple está ficando mole?

Scott Forstall.

Scott Forstall, o executivo que lembrava Steve Jobs

4. O novo modelo de conector

O iPad de quarta geração e o iPhone 5 vieram com uma novidade, o conector batizado de Lightning. Mas os consumidores que já possuíam rios de acessórios compatíveis com o clássico conector ficaram bem chateados. Imagine então os hotéis que possuem quartos equipados com conectores e aparelhos compatíveis com a antiga entrada da Apple? Enquanto isso, os fabricantes de periféricos para aparelhos móveis da Apple aplaudiram: os clientes antigos são novos de novo!

Conectores da Apple

O velho e bom cabo da Apple ao lado do novo Lightning

5. A grande interrupção do FaceTime e do iMessage

Apenas no mês de novembro, o iMessage e o FaceTime sofreram uma queda nos seus serviços, duas vezes em quatro dias. Ok, problemas acontecem, mas aí é hora de lembrarmos a mensagem de marketing da Apple: "simplesmente funciona".

Segundo Tom Kaneshige, a queda em si não é um fiasco e nem um bicho de sete cabeças. O problema é que aconteceu com a empresa da maçã. Segundo ele, a Apple está se tornando apenas mais uma empresa de tecnologia.

iMessage
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.