Cinco erros graves que muitos cometem na entrevista de emprego

Por Redação | 26.06.2013 às 06:15

A entrevista de emprego é um dos momentos mais aguardados por quem está buscando uma nova oportunidade na carreira e, principalmente, depois de passar por inúmeras etapas de seleção. No entanto, a ansiedade pode comprometer o desempenho de muitos candidatos na conversa com o recrutador. Para não fazer feio, preparação e treino podem ajudar.

Fórmulas para evitar a ansiedade na hora da entrevista não existem, mas quanto mais seguro e treinado o candidato se sentir, menos ansioso ele vai estar durante a conversa. O recrutador, por sua vez, também tem um papel importante e deve tolerar alguns escorregões, bem como apontar falhas. "Este profissional tem todo o conhecimento e está apto para pontuar de forma tranquila e serena sobre determinadas posturas e características negativas que o candidato possa carregar", afirmou Regiane Lucas, gerente de seleção da Luandre.

Para evitar futuras falhas durante entrevistas, a Catho listou os cinco erros graves que candidatos costumam cometer na hora de conversar com o recrutador. Confira abaixo a lista completa com os erros que podem reduzir as suas chances de conquistar uma vaga de emprego:

1. Mentira

Mentir tanto sobre suas experiências profissionais anteriores como formação acadêmica podem comprometer seriamente seu desempenho durante a entrevista. Primeiro porque o recrutador poderá sentir que você não está sendo sincero, e depois que uma ligação telefônica para as empresas que você atuou anteriormente podem revelar a mentira.

2. Apresentação

A apresentação pessoal do candidato é fundamental durante um processo de seleção, portanto, cuide sempre de sua higiene pessoal. Cabelos e barba mal feitos, unhas compridas e sujas não causam boas impressões, assim como você deve estar sempre atento às roupas que escolhe para ir à entrevista. Nada de roupas extravagantes! E, de forma alguma, pense em usar boné ou óculos escuros.

3. Postura

Sentar-se com os braços cruzados e ombros encolhidos podem comprometer sua apresentação, já que estes sinais indicam falta de confiança e desconforto. E sentar-se debruçando sobre a mesa do entrevistador também pode contar alguns pontos negativos.

4. Horário

Nunca se atrase e chegue sempre com um pouco de antecedência ao horário agendado para sua entrevista. Chegar muito mais cedo também pode comprometer seu desempenho, já que ficar demonstrando seu nervosismo na sala de espera não é muito bom.

5. Comunicação

O uso de gírias, vícios de linguagem e erros de português na hora da entrevista podem comprometer negativamente sua seleção. A dica é falar sempre com clareza e demonstrar objetivamente suas capacidades, ou seja, fale somente o necessário.

"Após a entrevista aguarde a resposta da empresa sobre a vaga. Normalmente o entrevistador define um prazo para o retorno do processo seletivo. Sabemos que esta espera gera muita ansiedade, então é importante ter paciência e obedecer ao prazo antes de questionar o resultado da entrevista", ressalta Regiane.