Concurso busca solução para crise global da água; vencedor estudará nos EUA

Por Redação | 15 de Dezembro de 2014 às 16h40
photo_camera Divulgação

A Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) anunciou nesta segunda-feira (15) a quinta edição do concurso Call to Innovation, que promove a cultura empreendedora em todo o Brasil. Feito em parceira com a Singularity University (SU), o evento desafiará os participantes a criarem uma solução inovadora e tecnológica para resolver o problema da falta de água, que afeta um bilhão de pessoas no mundo.

Sediada na NASA e patrocinada pelo Google, ePlanet Ventures, Autodesk e Steelcase, a SU visa unir, educar e inspirar líderes que conseguirão entender a natureza das tecnologias exponenciais, suas interconexões e seu impacto nas grandes mudanças da humanidade. Seu foco está direcionado para a assimilação de conteúdo de ponta e para sua aplicação em projetos que tenham potencial para se transformar em propostas de negócio viáveis.

"A água, recurso que gerou vida no planeta, nos próximos anos, pode ser a responsável pela morte de milhões de seres humanos. A FIAP desafia você a utilizar a tecnologia para ajudar a resolver a crise da água no planeta porque acredita que a tecnologia e a criatividade podem solucionar esse e outros grandes desafios globais", diz a entidade no site do concurso.

De acordo com a Fiap, 1/8 da população mundial não tem acesso à água potável - isso corresponde à população total da China - e cerca de 700 milhões de pessoas em 43 países sofrem hoje com a falta de água. Em 2025, a estimativa é de que 1,8 bilhão de pessoas viverá em locais onde não haverá água. No Brasil, não se usa nem 1% de seu potencial de água doce e o desperdício na rede de abastecimento chega a 40%. No mundo, apenas 2,5% de toda a água é potável e 70% dela é utilizada na agricultura.

Segundo a faculdade, podem se inscrever brasileiros ou naturalizados com mais de 18 anos, residentes no país e que sejam estudantes universitários ou já graduados em qualquer área de conhecimento. Também é necessário ter inglês fluente para ingressar na competição. O participante que tiver a melhor ideia ganhará uma bolsa de estudos para o Graduate Studies Program (GSP) 2015 da SU, incluindo alimentação e estadia nas instalações da NASA Ames, na Califórnia, Estados Unidos.

Além da bolsa na SU e das passagens de ida e volta aos EUA, o concurso premia o vencedor com bolsa integral para um curso de MBA da Fiap. "Nosso objetivo é incentivar e fortalecer o empreendedorismo social e ajudar a encontrar uma solução para este problema global. Toda a bagagem que o vencedor vai receber na SU será de grande utilidade para colocar em prática o projeto que busca resolver uma das piores crises de água que o Brasil já viveu", comenta Nathalie Trutmann, diretora de Inovação da faculdade.

O GSP será realizado no período de junho a agosto de 2015, no coração do Vale do Silício, o centro de inovação que reúne empreendedores de todo o mundo. Os alunos estarão em contato com nomes como Vint Cerf, um dos inventores da internet; Ray Kurzweil, futurista e autor do best-seller “The singularity is near”; Peter Diamandis, um dos principais empreendedores da área de voos espaciais, entre outros. Larry Page, do Google, já expressou seu reconhecimento com relação à SU. “Se eu fosse um estudante, é aqui que eu gostaria de estar”, afirmou.

O resultado do concurso será divulgado em 14 de abril no site da faculdade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.