Concorrentes ou parceiros? Samsung vai fornecer 80% dos processadores A9 à Apple

Por Redação | 18.11.2014 às 16:10 - atualizado em 18.11.2014 às 17:04

Apesar de Apple e Samsung serem duas grandes rivais no mundo da tecnologia, as empresas têm uma relação comercial importante, principalmente para os negócios da Maçã. Acontece que a sul-coreana é uma das responsáveis pelos processadores que equiparam os iPhones e iPads nos últimos anos.

No ano passado surgiram rumores de que a Apple não iria contratar a Samsung para produzir a nova geração de seu processador, a série A8, e de fato foi confirmado após o lançamento do iPhone 6, quando especialistas comprovaram essa afirmação ao desmontar o aparelho. No entanto, novas informações indicam que a Samsung ainda seria responsável pelo fornecimento de cerca de 40% dos processadores, uma vez que a TSMC, outra fornecedora da Apple com sede em Taiwan, teria dificuldades em suprir a demanda da gigante de Cupertino.

Segundo o site 9to5Mac, agora que o A8 está no mercado, a expectativa se volta para o futuro processador A9, geração que deve chegar no ano que vem e que, de novo, é alvo de rumores que colocam a Samsung de fora da produção. O motivo é simples: a Apple estaria tentando diminuir a dependência de sua principal concorrente.

No entanto, isso não deve acontecer tão cedo. De acordo com jornais coreanos, a Samsung venceu a TSMC na concorrência para fornecer os futuros processadores Apple A, em um contrato de bilhões de dólares. Segundo o The Korea Times, a empresa ficará responsável por 80% da produção, utilizando o processo de 14nm, enquanto que a taiwanesa deve fazer os outros 20%, com o processo de 20nm.

Também é possível que a coreana não seja responsável pelo fornecimento do processador A9, já que o contrato prevê o início da produção de 2016 em diante. Recentemente, executivos da Samsung afirmaram que a companhia estava produzindo exemplares utilizando o processo de 14nm para um “cliente desconhecido”, e os planos eram para a produção em massa entre 2015 e 2016, inicialmente na fábrica da empresa na Coréia do Sul e, posteriormente, na fábrica no Texas e também nas instalações da GlobalFoundries, em Nova Iorque.

Inclusive, a escolha da Samsung por parte da Apple foi influenciada pela recente parceria da companhia com a GlobalFoundries, outra importante fábrica de processadores. A vitória em cima da TSMC chega em boa hora para a Samsung, cujos resultados financeiros do último trimestre foram alarmantes, com queda de 60% nos lucros e 20% no faturamento.

Fonte: http://www.dailytech.com/ChipWorks+Confirms+Apples+iPhone+A8+SoC+Switch+to+TSMC/article36583.htmhttp://appleinsider.com/articles/14/09/19/tsmc-confirmed-as-manufacturer-of-apples-20nm-a8-processor