Como os analistas reagiram à saída de Marissa Mayer do Google?

Como os analistas reagiram à saída de Marissa Mayer do Google?

Por Joyce Macedo | 17 de Julho de 2012 às 17h10
Yahoo

A executiva do Google, Marissa Mayer, causou agitação no mundo das grandes empresas de tecnologia ao trocar o gigante das buscas para se tornar presidente-executiva do Yahoo.

Marisa Miller

Mayer começou sua carreira no Google como programadora, e sua experiência deixou algumas pessoas se perguntando se ela é a pessoa certa para liderar o Yahoo, que possui diversos produtos em diversos setores.

Fato é que ela foi o cérebro por trás do design de alguns dos produtos mais populares do Google, incluindo a página de buscas, Gmail, Google News, Google Imagens e, mais recentemente, ela foi colocada a cargo do Google Maps.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

"Eu não sei se estou errado", disse ao Read Write Web Shar VanBoskirk, analista da Forrester Research, sobre a nomeação de Mayer. "O que eu acho é que o Yahoo necessita de um visionário - um executivo agressivo que possa tomar algumas decisões sólidas sobre o rumo dos negócios do Yahoo. Eu não tenho certeza se o Yahoo precisa de outra pessoa de produtos."

A contratação de Mayer sinaliza uma mudança na direção estratégica dos negócios da empresa, que em 2010 teve seu momento focado na comunicação e criação de conteúdo. Depois passou a vender ferramentas para que outras empresas de mídia pudessem vender anúncios no site. Logo depois veio a fase de se tornar uma empresa de comércio eletrônico. Agora a contratação da nova executiva aponta que a empresa irá focar em produtos, como o Yahoo Mail, por exemplo.

Allen Weiner, analista do Gartner, acha que a experiência de Mayer "corresponde mais ao que o Yahoo precisava uma década atrás, ao invés de suas necessidades atuais como uma empresa de mídia baseada em tecnologia."

Mesmo com todos os comentários feitos a respeito da mudança, Mayer, com 13 anos de Google, disse ao The New York Times que deixar a empresa "foi uma decisão razoavelmente fácil", e descreveu o Yahoo como "uma das melhores marcas na Internet."

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.