Termos associados ao Facebook lideram buscas no Google Brasil em 2012

Por Redação | 12.12.2012 às 13:04

O Google liberou nesta quarta-feira (12) sua lista anual dos termos mais buscados e os resultados mais populares em seu serviço de pesquisas, o Zeitgeist 2012. E neste ano, os termos mais procurados no Brasil são referentes ao Facebook, mais especificamente, quem quer sair dele. A frase 'Como excluir o Facebook' figura no topo de uma das listas.

Ao todo, a pesquisa apresenta os termos mais buscados em 15 tipos de conteúdos específicos como músicos, equipes esportivas, eventos de 2012, programas de televisão, jogos, imagens e pesquisas que iniciam com o termo 'como'. No ranking geral brasileiro, o termo mais buscado foi 'Face' (em referência à rede social de Mark Zuckerberg), deixando para trás tradicionais líderes como 'BBB12', e novelas como 'Avenida Brasil' e 'Fina Estampa'.

No quesito buscas explicativas a situação não é das melhores para o Facebook. A vontade de excluir a conta na rede social e a procura sobre como fazer isso lideram as buscas, assim como pesquisas sobre como hackear o Facebook. 'Como instalar' e 'Como votar nulo' aparecem entre os cinco termos mais populares.

Facebook

Reprodução: Under-Linux

Os brasileiros também buscaram muitas imagens no Google em 2012, e quem aparece liderando a lista é o termo 'Amor', seguido de 'Memes' e 'Imagens para o Facebook'.

Ranking global

Além das listas regionais, o Google também preparou um levantamento das preferências mundiais dividido em 12 quesitos diferentes. No geral, buscas sobre a cantora Whitney Houston, falecida este ano, lideram o ranking, seguida pelo sucesso Gangnam Style, do Psy.

Em terceiro lugar, estão as notícias relacionadas ao furacão Sandy, seguidas de perto pelo iPad 3 na quarta colocação, e em quinto está o jogo Diablo III. Ainda na lista aparecem Kate Middleton (6º), Olímpiadas 2012 (7º), Amanda Todd (8º), Michael Clarke Duncan (9º) e Big Brother Brasil 12 (10º) - SIM, Big Brother Brasil 12 aparece em 10ª na listagem mundial!

A empresa ainda divulgou as hashtags que foram mais utilizadas em 2012 no Google+, e a liderança da lista ficou com o termo #SOPA, projeto de lei norte-americano que planejava a introdução de novas regras na internet. E a sonda Curiosity, diretamente de Marte, também aparece nesta listagem.

No levantamento mundial sobre as buscas por programas de TV, o Brasil marca forte presença. Em primeiro lugar está a edição de 2012 do reality show Big Brother Brasil, seguido de perto no segundo lugar pela novela 'Avenida Brasil'. As novelas 'Cheias de Charme' e 'Carrossel' também aparecem no top 10.

Confira a lista completa dos termos mais buscados na página Google Zeitgeist 2012.