Comandos úteis para você dominar ainda mais o buscador do Google

Por Luciana Zaramela

Quem nunca usou o Google para fazer pesquisas na internet, que atire a primeira pedra. O mais famoso e eficiente motor de buscas da web está recheado de comandos e truques bacanas para encontrar resultados muito mais facilmente. De equações matemáticas a buscas por diretores de filmes, o Google possui resposta para tudo. E para agilizar o processo, separamos uma lista dos comandos mais interessantes do gigante.

Comandos gerais

Say [palavra] in [idioma]: aprendendo uma nova língua e a fim de encontrar o termo correto sem precisar abrir o Google Tradutor? Basta digitar a frase ou palavra no idioma que deseja, conforme o modelo: "Say [oi, como vai] in [arabic]".

O que é: quer saber o que é o Pêndulo de Foucault, por exemplo? É só perguntar ao Google: "O que é pêndulo de Foucault".

Quem inventou: quem será que inventou a internet? Se você não sabe a resposta, pergunte ao Google! É só escrever "Quem inventou a internet" e ver a resposta antes dos resultados da busca.

Aspas: aquilo que você busca "entre aspas" no Google significa o termo exato. Isto é, a frase e a ocorrência exata de todas as palavras que estão entre aspas devem aparecer nos resultados da pesquisa. "Como criar um blog" trará essa expressão inteira, e não apenas as palavras sozinhas encontradas num texto.

OR (ou): o termo OR é entendido pelo motor de buscas como pesquisa alternativa. Digamos que você queira encontrar modelos de camisas azuis ou amarelas no Google Images. Basta digitar "Camisa (azul OR amarela)", sem as aspas, e encontrar os resultados.

Dicionário: procurando pela definição rápida de um verbete e com preguiça de olhar no dicionário? É só digitar define + palavra-chave, como no exemplo: "define ornitorrinco".

Palavra-chave + site: imaginamos que você queira entender tudo sobre a Microsoft lendo as notícias do Canaltech. Basta ir até o Google e digitar "Microsoft site:canaltech.com.br".

Intitle: retorna resultados de pesquisa com a palavra-chave no título dos sites. Ex: "intitle:rubro-negro" vai retornar todos os sites relacionados ao Flamengo que contam com o termo "rubro-negro" no título.

Tipo de arquivo: realiza buscas pelas extensões de arquivo. Se você quer encontrar planilhas de orçamento, experimente buscar da seguinte forma: "orçamento:xls".

Weather (clima): saiba qual é a previsão do tempo nas principais cidades do mundo. Digite "weather:são paulo".

Time (hora): você sabe de cor as diferenças entre os fusos horários? Que horas serão agora na capital da Hungria? Pergunte ao Google: "time:budapest".

Movie (filme): procure por títulos de filmes e receba informações sobre eles. Basta digitar o comando "movie:toy story".

Director (diretor): mas e se você quiser saber quem dirigiu Toy Story? Basta digitar o comando "director toy story "e está tudo certo.

Sinal de subtração: imagine que você queira fazer uma busca que NÃO CONTENHA certa palavra chave no meio dos termos. Para filtrar palavras, basta usar o sinal de subtração (-) e pronto! Portanto, se você quer saber quais foram as maiores goleadas da Copa excluindo o Brasil, basta digitar "goleada copa -brasil".

Asterisco: serve para mostrar ao buscador que você procura por uma palavra coringa no meio do termo. Ex.: "goiabada * queijo". Faça o teste.

Info: descubra informações sobre qualquer site da web. É só escrever "info:ultradownloads.com.br" e pronto.

Link: faça buscas por links externos para um site em questão (link:www.canaltech.com.br).

Allinurl (tudo na URL): realiza buscas por termos contidos nas URLs (endereços) dos sites. Ex.: "allinurl:noticia".

Calculadora: você nem precisa abrir sua calculadora para fazer operações matemáticas no Google. Se quer saber quantos dias há em três anos, basta digitar, diretamente na barra de pesquisa do buscador, a operação matemática: 365 * 3.

Conversor de moedas: qual a cotação do dólar hoje? Pergunte ao Google. Digite: "1 real in dollar".

Conversor de distância: a quantos quilômetros equivalem 50 milhas? Digite: "50 miles in kilometers". Várias medidas de distância são suportadas, porém em inglês.

Conversor de temperatura: está viajando para os EUA e quer saber quantos graus Celsius equivalem à temperatura atual em Fahrenheit? É só perguntar: "78 F in C".

Conversor de velocidade: converta medidas de velocidade usando comandos simples. Ex.: "50 kph to mph".

Estes são alguns dos comandos mais interessantes que tornam o Google ainda mais funcional. Você se lembra de mais algum? Escreva para a gente nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.