Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com estratégia agressiva, Lenovo pretende lançar nova plataforma na nuvem

Por| 16 de Maio de 2014 às 17h01

Link copiado!

Com estratégia agressiva, Lenovo pretende lançar nova plataforma na nuvem
Com estratégia agressiva, Lenovo pretende lançar nova plataforma na nuvem
Tudo sobre Lenovo

Não basta ser a maior fabricante de computadores do mundo, a Lenovo agora quer dar um passo adiante e fornecer serviços baseados na nuvem para dispositivos móveis e produtos corporativos.

A empresa já vem flertando com o segmento há algum tempo e somente há um ano lançou seu primeiro serviço baseado na nuvem após adquirir a Stoneware em 2012. Desde então, a fabricante chinesa de computadores vem trabalhando com sua subsidiária para oferecer aplicações, serviços e servidores virtuais baseados na nuvem.

De acordo com informações do portal CIO, agora a empresa pretende oferecer uma solução de desktops na nuvem intitulada "WebNetwork", cuja interface será baseada em navegadores pelos quais os usuários poderão acessar aplicações, serviços de armazenamento e outros serviços baseados na web remotamente. Ao que tudo indica, até mesmo aplicações famosas como a suíte Microsoft Office e o Adobe Photoshop poderão ser acessadas sem a necessidade de download e/ou instalação local em dispositivos móveis ou computadores de mesa.

Continua após a publicidade

Segundo a Stoneware, além da possibilidade de acesso remoto via dispositivos móveis e desktops, um dos diferenciais do novo serviço é a segurança e as políticas de acesso do servidor para aplicações baseadas na web. Com isso, a empresa espera chamar a atenção principalmente de clientes corporativos que ainda não possuem data centers ou que não querem realizar grandes investimentos para a construção de soluções. Com isso, o principal objetivo da empresa será oferecer oportunidades conforme a demanda surgir para cada um.

"Estamos procurando combinar as coisas. No âmbito corporativo, nós assumimos que o negócio possui sua própria estrutura de data centers que nós não podemos fornecer", comenta o CEO da subsidiária da Lenovo, Rick German. "O problema é quando abrimos para negócios de pequeno e médio porte. Eles dizem que não querem uma estrutura de data centers própria, mas querem adquirir certas aplicações", explicou o executivo. "Nosso objetivo é agregar, em uma única interface, os softwares locais a soluções e serviços por demanda", concluiu German.

Muito embora tudo pareça estar pronto e bem definido, a Lenovo não informou nenhuma data para o início das operações dos novos serviços da Stoneware. Sabe-se, no entanto, que há dois anos a empresa chinesa prometeu uma estratégia agressiva para entrar no mercado de computação na nuvem. Há um ano, por exemplo, a companhia anunciou sua plataforma pública de serviços na nuvem intitulada Reach. Contudo, desde então a empresa está incorporando o serviço de armazenamento e sincronização de dados SugarSync aos servidores.

A expectativa dos executivos da empresa é que, com a Stoneware, eles consigam fornecer a infraestrutura intermediária necessária para que uma série de dispositivos possa acessar e armazenar dados tanto em nuvens públicas quanto privadas.

Continua após a publicidade

Leia também: Lenovo investe em empresa para melhorar segurança e acabar com senhas