Com chegada do Android TV, suporte ao Google TV é encerrado oficialmente

Por Redação | 07.01.2015 às 12:02
photo_camera Divulgação

Uma notícia já esperada por desenvolvedores e entusiastas da televisão sob demanda foi confirmada na manhã desta quarta-feira (7). Em um comunicado oficial aos desenvolvedores, o Google anunciou o fim do suporte ao Google TV, sua plataforma de desenvolvimento de aplicativos e disponibilização de conteúdos para TVs inteligentes.

Esse destino já era antecipado pela imprensa especializada, principalmente após o lançamento do Android TV, sistema integrado à versão Lollipop do sistema operacional móvel e arquitetura muito mais aberta. É justamente esse o foco da companhia a partir de agora, que afirma estar totalmente voltada para o novo software e também nas tecnologias Cast, pequenos dispositivos em forma de pen drive capazes de transformar qualquer aparelho com entrada HDMI em um televisor inteligente por meio da rede sem fio. Para quem já trabalhava no segmento, a companhia liberou um kit de adaptação e port de aplicativos.

Apesar do fim do suporte e de um forte incentivo para que os produtores de softwares migrem seus trabalhos para o Android TV, o Google deixa bem claro que a antiga plataforma continuará funcionando totalmente. Segundo a empresa, alguns poucos dispositivos com o sistema serão atualizados para a nova versão, enquanto todos os outros permanecerão com todas as funções habilitadas. Contudo, novos aplicativos e atualizações não serão mais liberados.

Lançado em 2010, o Google TV veio como uma das primeiras propostas de grandes empresas para o mercado de entretenimento. Mas o foco na gratuidade e nos sistemas abertos deixou de fora grandes nomes desse segmento, como a Hulu, por exemplo, que acabou não disponibilizando seus serviços na plataforma. Além disso, foram poucas as parcerias com fabricantes de aparelhos, o que contribuiu para o fracasso nas vendas.

Enquanto isso, os primeiros aparelhos com Android TV chegam às lojas ainda neste primeiro semestre, pelas mãos de empresas como Sony, Sharp e Phillips. O Chromecast também já está nas lojas, inclusive do Brasil.