Cisco nomeia ex-executivo da Apple para novo cargo de CFO no Brasil

Por Rafael Romer | 08.05.2014 às 12:32 - atualizado em 08.05.2014 às 13:31
photo_camera Divulgação

A Cisco anunciou nesta quarta-feira (07) a criação do cargo de Chief Financial Officer (CFO) para sua operação no Brasil, além da nomeação de Vuk Petrovic para assumir a posição.

Petrovic, que assumiu o cargo há alguns dias na Cisco, ocupou anteriormente o cargo de Diretor de Finanças e Administração durante quatro anos na Apple do Brasil, onde atuou para na implantação de negócios-chave da empresa. Anteriormente, o executivo atuou por 13 anos em diferentes cargos do setor de Finanças na montadora Ford Motors.

Na Cisco, o executivo será responsável pelas operações financeiras e de negócios da empresa, colaborando com a diretoria operacional e junto aos times de governança e compliance.

De acordo com o presidente da Cisco no Brasil, Rodrigo Dienstmann, a integração de um CFO no país faz parte de um processo que começou há cerca de cinco anos para tornar a operação da Cisco no país mais complexa.

Nos últimos dois anos, a empresa deu início a planos que englobam mais de R$ 1 bilhão em investimentos de projetos de longo prazo, que incluem fabricação local, patrocínios, projetos de venture capital, além da criação de um Centro de Inovação, inaugurado em agosto do ano passado.

"Há cincos anos o escritório da Cisco no Brasil era basicamente de vendas e engenharia, hoje lidamos com fabricação, com contratos de serviços complexos, investimentos em pequisa e desenvolvimento", explicou Dienstmann em entrevista ao Canaltech na manhã de hoje. "[Antes, operação financeira] era feita com pessoas baseadas nos Estados Unidos. Agora, será tocado por pessoas que entendem a realidade brasileira de impostos, operacional, legal, trabalhista.".

Vuk é formado pela Münster University of Applied Sciences da Alemanha e possui MBA em Administração Geral pela Kellogg School of Management, da Northwestern University, nos Estados Unidos.