Cisco apresenta sistema de sala de aula digital durante a Futurecom 2012

Por Redação | 11.10.2012 às 09:30
photo_camera Blog Oráculo da Tecnologia

A Cisco apresentou, durante a Futurecom 2012, um novo conceito de sala de aula digital, que reúne todos os recursos tecnológicos presentes em sala em um único aparelho.

Com a sala de aula digital, alunos e professores poderão compartilhar conhecimentos dentro e fora do estabelecimento de ensino. O sistema 'tudo em um' é alimentado pelo Cisco Edge 300, um dispositivo instalado em sala que oferece acesso à rede Wi-Fi, Bluetooth, controle de lousa digital, recursos de áudio e vídeo como, por exemplo, alto-falantes, câmeras entre outros. Também há vídeo conferência, permitindo que alunos e professores acompanhem as aulas a distância.

A Cisco ainda fechou parcerias para a integração de recursos tecnológicos e pedagógicos ao Edge 300, garantindo assim que todos os equipamentos presentes na sala de aula estejam integrados ao sistema central desenvolvido para a empresa. O sistema estará completamente conectado à rede da escola e ao seu servidor de conteúdos educativos. Professores e alunos poderão ter acesso aos assuntos tratados em sala de aula através dos seus dispositivos pessoais como computadores, smartphones e tablets.

"Esperamos que a sala de aula digital crie um ambiente de ensino e aprendizagem que ultrapasse a fronteira física da escola, melhorando o acesso e a seleção do conteúdo pedagógico, com uma plataforma de aprendizagem colaborativa para melhorar a interação entre professores e alunos. Professores especialistas remotos podem oferecer conhecimento adicional pata determinados temas em webconferências 'ao vivo' ou pré-gravadas, entre outras aplicações. Esses são apenas alguns dos exemplos de como vemos a tecnologia contribuindo para a qualidade da educação do século XXI", afirmou Ricardo Santos, responsável pelo desenvolvimento vertical de educação da Cisco Brasil.

A companhia já possui parcerias com instituições de ensino brasileiras, como é o caso do Senac São Paulo, para o uso das soluções integradas do Edge 300. Além disso, a Cisco planeja fechar novas parcerias com escolas e universidades, bem como com outras empresas de tecnologia.