Cirurgiões utilizam simulador de voo para treinar cirurgia cerebral

Por Redação | 03.10.2013 às 07:00
photo_camera Surgical Theater

Cirurgiões do Hospital Mount Sinai, um dos maiores e mais antigos hospitais de ensino e treinamento dos Estados Unidos, vão contar com a ajuda de uma plataforma parecida com um simulador de voo na hora de se preparar para procedimentos clínicos difíceis, como cirurgias cerebrais. É uma espécie de versão ultra high-tech do clássico Jogo da Operação, famoso nos anos 80.

Surgical Theater é uma empresa israelense-americana, cujo principal produto é um sistema de ensaio cirúrgico informatizado que transforma as ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas dos pacientes em simulações totalmente imersivas. Em seguida, os médicos usam controladores semelhantes a bisturis para simular cirurgias no cérebro.

"No Mount Sinai, estamos empenhados em utilizar a mais avançada tecnologia, ciência e engenharia para o benefício de nossos pacientes. Utilizar ferramentas como a plataforma de ensaio cirúrgico em nossa assistência ao paciente nos ajuda a manter esse compromisso", disse o presidente de neurologia do hospital, Dr. Joshua B. Bederson, por meio de um comunicado.

O médico também diz que essa tecnologia vai ajudar a proporcionar mais qualidade no atendimento aos pacientes e proporcionará redução de risco e maior eficiência a longo prazo, algo "fundamental para ajudar os hospitais a oferecer alta qualidade e o menor custo possível". Este produto da Surgical Theater é relativamente novo, pois a FDA só o aprovou no início de 2013 e por enquanto só está disponível em alguns hospitais dos Estados Unidos.

Plataforma de ensaio curúrgico

Plataforma de ensaio cirúrgico (Imagem: Reprodução / Surgical Theater)

Fonte: FastCompany