Cientistas desenvolvem gel que neutraliza o vírus da AIDS

Por Redação | 09 de Dezembro de 2012 às 20h56

Mais um avanço no campo da ciência e saúde: pesquisadores e cientistas de vários centros, institutos e universidades da Bélgica, Estados Unidos e França criaram um gel microbicida com potencial neutralizador para o vírus da AIDS. O trabalho foi publicado ontem (6) na revista científica Plos Pathogens.

O gel é composto por um peptídio que funciona como a molécula CD4, receptora do vírus HIV no organismo. Quando o vírus se insere em uma dessas moléculas "falsas" trazidas pelo gel, ele é destruído.

Os pesquisadores iniciaram os testes in vitro e, logo depois, passaram a utilizar primatas para infusão de doses do vírus HIV. Seis macacas foram expostas a doses com alta carga viral logo após utilizarem o gel, para depois serem submetidas aos testes. Destas, cinco conseguiram escapar da infecção. O gel funciona apenas em animais que nunca foram portadores da doença, atuando como uma espécie de vacina.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O teste desempenhou um papel de grande importância nestes animais, uma vez que o objetivo de reduzir o risco de contágio foi atingido. Espera-se que possa ser utilizado em humanos a fim de reduzir riscos de contágio durante o ato sexual, para que, finalmente, possa ser desenvolvida uma vacina efetiva contra a AIDS.

De acordo com os cientistas, o resultado constitui uma "via de prevenção promissora", mesmo estando ainda em fase de testes. É necessário fazer muitos outros experimentos para conseguir criar uma vacina definitiva para humanos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.