Cientistas desenvolvem gel que neutraliza o vírus da AIDS

Por Redação | 09 de Dezembro de 2012 às 20h56

Mais um avanço no campo da ciência e saúde: pesquisadores e cientistas de vários centros, institutos e universidades da Bélgica, Estados Unidos e França criaram um gel microbicida com potencial neutralizador para o vírus da AIDS. O trabalho foi publicado ontem (6) na revista científica Plos Pathogens.

O gel é composto por um peptídio que funciona como a molécula CD4, receptora do vírus HIV no organismo. Quando o vírus se insere em uma dessas moléculas "falsas" trazidas pelo gel, ele é destruído.

Os pesquisadores iniciaram os testes in vitro e, logo depois, passaram a utilizar primatas para infusão de doses do vírus HIV. Seis macacas foram expostas a doses com alta carga viral logo após utilizarem o gel, para depois serem submetidas aos testes. Destas, cinco conseguiram escapar da infecção. O gel funciona apenas em animais que nunca foram portadores da doença, atuando como uma espécie de vacina.

O teste desempenhou um papel de grande importância nestes animais, uma vez que o objetivo de reduzir o risco de contágio foi atingido. Espera-se que possa ser utilizado em humanos a fim de reduzir riscos de contágio durante o ato sexual, para que, finalmente, possa ser desenvolvida uma vacina efetiva contra a AIDS.

De acordo com os cientistas, o resultado constitui uma "via de prevenção promissora", mesmo estando ainda em fase de testes. É necessário fazer muitos outros experimentos para conseguir criar uma vacina definitiva para humanos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.