Chromecast vai usar ultrassons para se conectar a celulares e tablets

Por Redação | 27 de Junho de 2014 às 11h54

Considerado por muitos como uma das facilidades do mundo moderno, o processo de transmissão sem fio de conteúdos entre um dispositivo mobile e o Chromecast já começou a ser visto como complicado demais pelo Google. E, em uma tentativa de facilitar a ligação entre celulares, tablets e o dispositivo, a empresa quer usar ultrassons para fazer o pareamento de forma mais fácil e rápida.

A ideia foi apresentada durante o Google I/O 2014 pelo engenheiro-chefe da equipe que desenvolve o Chromecast, John Affaki. Segundo ele, os sons inaudíveis pelo ouvido humano poderão ser utilizados mesmo quando os aparelhos não estiverem conectados a uma mesma rede sem fio, adicionando um novo mecanismo de sincronização. As informações foram publicadas pelo site GigaOM.

O procedimento, pelo menos em teoria, parece ser simples. Uma vez que o Chromecast é habilitado para funcionar com ultrassons, ele permanece aberto para conexão por qualquer pessoa que tiver um dispositivo compatível nas proximidades. O usuário desse aparelho deve solicitar ligação ao dongle de mídia que, então, vai emitir o ultrassom pela própria televisão e permitir a conexão entre os equipamentos.

Normalmente esse pareamento funciona a partir da rede Wi-Fi do ambiente. O usuário deve estar conectado à internet para acessar o Chromecast a partir de aplicativos compatíveis, como o YouTube, por exemplo. Mas, na visão de Affaki e do Google, esse já é um processo um pouco complexo, pois envolve a obtenção de senhas e a localização da rede. Se você está na casa de um amigo, tudo bem, mas imagine em uma festa com dezenas de pessoas.

É justamente esse o objetivo da empresa com a mudança, tornar a experiência com o Chromecast mais social. Em uma comemoração, por exemplo, todos, ou pelo menos a maioria dos presentes, poderiam colaborar com a playlist do evento, enquanto o ato de assistir a vídeos engraçados pelo YouTube se torna mais dinâmico com a sugestão de todo mundo.

Segundo o Google, a atualização que habilita não apenas o suporte à tecnologia, bem como a possibilidade de personalizar a tela inicial do Chromecast com imagens, previsão do tempo ou conteúdo de notícias deve ser liberada nas próximas semanas. A atualização será gratuita para todos que possuem o equipamento.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.