Chromecast agora permite espelhamento das telas de smartphones e tablets

Por Redação | 09.07.2014 às 19:45 - atualizado em 10.07.2014 às 09:12

O Google liberou nesta quarta-feira (9) uma das principais novidades para o Chromecast, anunciadas durante o evento Google I/O. A partir de agora, os usuários de celulares e tablets com sistema operacional Android poderão reproduzir o que aparece na tela de seus aparelhos também na televisão.

Com a mais recente atualização do aplicativo do Chromecast, uma nova opção, chamada “Cast Screen”, aparecerá na aba de navegação de dispositivos compatíveis com a função. Além disso, alguns aparelhos, como os da linha Nexus, por exemplo, também exibirão esse acionamento no menu de ajustes rápidos do celular, de forma a facilitar o uso. Aparelhos da Samsung, HTC e LG estão entre os elegíveis, com o Google prometendo liberar a funcionalidade para outros modelos à medida em que ela for sendo colocada em uso sem grandes problemas.

cast screen

Então, basta selecioná-la para começar a transmitir as imagens da tela do dispositivo para a da TV. Como a exibição acontece por meio da rede Wi-Fi, é possível que delays e problemas de interferência acabem ocorrendo, mas o Google promete um funcionamento perfeito da nova opção, que deve cair como uma mão na roda principalmente para quem trabalha com apresentações ao vivo ou exibições para grandes públicos.

Além disso, a adição amplia significativamente o portfólio de soluções disponíveis para o Chromecast. Agora, virtualmente, qualquer aplicativo compatível com o sistema Android pode funcionar na televisão, uma novidade que promete agradar bastante a quem gosta de jogar no celular ou prefere outras opções de streaming de mídia, que podem ainda não terem sido adaptados especificamente para o dongle.

O Chromecast está disponível oficialmente no Brasil desde o dia 4 de junho. Lançado por aqui um ano depois de sua disponibilização nas lojas dos Estados Unidos, ele custa R$ 199 e é vendido em varejistas online selecionados.