Chip pode realizar teste de DNA em apenas uma hora

Por Redação | 11 de Abril de 2013 às 12h50

A Panasonic se uniu ao laboratório de pesquisa belga IMEC para criar um chip capaz de testar o DNA em menos de uma hora. Com a nova tecnologia, será possível automatizar as etapas de obtenção de informações genéticas.

De acordo com o site DigiInfo, o chip possui menos da metade do tamanho de um cartão de visita, mas contém tudo o que é necessário para realizar um teste de DNA. Uma vez que uma gota de sangue é inserida, o chip completa todo o processo de análise.

A nova tecnologia permite a detecção de SNPs, que são variações na sequência de DNA que tornam possível a verificação da presença de doenças geneticamente transmissíveis, a avaliação de riscos futuros e a identificação de genes relacionados a outras doenças.

Atualmente, o processo de análise pode demorar até uma semana para ficar pronto, enquanto o novo equipamento pode determinar SNPs de um paciente em apenas uma hora depois da coleta do sangue. Além da facilidade na detecção de doenças. os pesquisadores acreditam que a rapidez no processo pode ajudá-los a tomar decisões melhores e mais específicas a respeito de quais medicamentos e tratamentos devem prescrever.

O teste é feito por meio da injeção de sangue e de uma substância química no chip. Primeiro, o sangue e os produtos químicos são misturados, e em seguida o DNA é extraído da solução misturada. As regiões que contêm SNPs são, então, cortadas e amplificadas para análise.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.