Chineses estariam copiando aviões da Boeing

Por Redação | 03 de Dezembro de 2013 às 16h56
Tudo sobre

Boeing

A indústria chinesa já é reconhecida pelos produtos baratos e falsificações, que vão desde equipamentos simples para cozinha até smartphones, bolsas e tênis. Agora, parece que o país está trabalhando na construção de “cópias” de aviões da Boeing, a partir de um hangar no interior longínquo do país.

A informação foi publicada pela versão online da revista Newsweek e usa como fonte um piloto particular, contratado para transportar um metalúrgico de Cingapura até o local de fabricação. Lá, segundo ele, acontece um grande processo de engenharia reversa, com aviões da Boeing completamente desmontados e tendo suas peças meticulosamente analisadas para reprodução.

Ele conta que oito aparelhos da fabricante estavam presentes no hangar, sendo quatro intactos. Todos, porém, com a pintura verde, característica de aviões que saíram da fábrica da Boeing mas ainda não foram personalizados pelas companhias aéreas. Engenheiros e metalúrgicos chineses e cingapurianos, munidos de réguas, transferidores, pranchetas e smartphones, medem as peças meticulosamente e fazem anotações.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

A falsificação de aviões não é uma novidade. Um jato F-117 Nighthawk já foi reconstruído pelas forças armadas chinesas e rebatizado como Chengdu J-20. Na aviação comercial, a China tem um histórico de problemas e acidentes com o MA-60, reproduzido a partir de jatos militares russos e que está proibido de voar em diversos países de terceiro mundo, mercado preferencial do governo asiático.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.