China exclui Apple de lista de fornecedores do governo

Por Redação | 06 de Agosto de 2014 às 17h35
photo_camera Divulgação
Tudo sobre

Apple

O governo chinês excluiu diversos gadgets da Apple da lista de produtos que podem ser adquiridos com dinheiro público alegando preocupações com segurança, afirmaram oficiais do governo próximos do assunto à Bloomberg.

Um total de dez produtos da empresa foram listados, incluindo o iPad, iPad Mini, Macbook Air e MacBook Pro. Segundo as fontes do site, os produtos foram excluídos da versão final de uma lista de compras da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, do Ministério das Finanças do governo chinês, emitida em julho. A informação, no entanto, não foi tornada pública.

A decisão exclui os dispositivos da empresa de qualquer compra de departamentos do Partido Comunista chinês, além de ministérios e governos locais.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A lista de empresas excluídas das compras do governo chinês é grande, e já incluíu empresas como a HP, Dell e Microsoft, que teve o Windows 8 excluído de uma compra em maio, além das desenvolvedoras de softwares de segurança Symantec e Kaspersky – todas sob alegações de suposta ciberespionagem.

O analista da companhia de segurança UOB Kay Hian, Mark Po, afirmou à Bloomberg que o governo chinês quer garantir que empresas estrangeiras não exerçam muita influência dentro do país, e manda a mensagem para coorporações e agências de governos através da exclusão de itens.

De acordo com dados da própria publicação, a região da "Grande China", que também inclui Taiwan, Hong Kong e Macau, foi responsável por 16% das receitas de US$ 37,4 bilhões que a Apple teve no ano passado.

A empresa ainda não comentou o assunto. A próxima revisão da lista deverá ser liberada apenas em janeiro de 2015.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.