Cartão microSD da SanDisk com 128 GB de capacidade é o maior já lançado no mundo

Por Redação | 25.02.2014 às 09:45

A SanDisk duplicou, nessa segunda-feira (24), a capacidade máxima do velho conhecido cartão microSD, que hoje em dia é o principal responsável por expandir o espaço de armazenamento interno de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

A empresa anunciou o SanDisk Ultra microSDXC UHS-I de 128 GB, que tomou o posto de cartão microSD com a maior capacidade disponível atualmente no mundo. No momento, a novidade só pode ser adquirida através da Amazon e da Best Buy, que vendem o cartão pela bagatela de US$ 200.

Cartão microSD de 128GB da SanDisk

O produto, que foi desenvolvido principalmente para expandir o espaço de armazenamento de dispositivos Android, é duas vezes mais rápido que os demais cartões e possui velocidade de gravação na casa dos 10 megabytes por segundo.

Por fora, o cartão continua pequeno e inocente, sendo um pouco maior que a unha do dedo mindinho. Por dentro, ele tem essa mostruosa capacidade para algo tão diminuto. Para que se chegasse a esse montante de memória, uma técnica que permite a miniaturização dos componentes do dispositivo foi utilizada. Como se não bastasse, eles também foram reorganizados internamente.

De acordo com informações divulgadas pela própria SanDisk, os 128 GB do pequeno cartão serão capazes de armazenar até 16 horas de vídeos em Full HD, 7.500 músicas, 3.200 fotos e mais de 125 aplicativos. Trocando em miúdos, com um cartão desses você nunca mais precisará se preocupar com espaço no seu smartphone ou tablet.

O lançamento do microSD também marcou a atualização do aplicativo SanDisk Memory Zone, que a partir de agora permitirá que os usuários vejam, acessem e criem cópias de segurança do dispositivo. Outro recurso anunciado foi o OptiMem, que se encarrega de liberar espaço na memória interna dos gadgets automaticamente, transferindo fotos e vídeos antigos para o microSD.