Carro do Google Street View é flagrado estacionado em faixa de pedestres

Por Redação | 21 de Maio de 2014 às 13h58
photo_camera The Next Web

O Google Street View, serviço da gigante de buscas que permite visualizar ruas e avenidas em imagens panorâmicas de 360 graus, é famoso pelas situações curiosas que flagra em seu périplo ao redor do mundo. Contudo, na semana passada, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, foram os funcionários da companhia que acabaram fotografados em uma situação no mínimo desrespeitosa.

De acordo com a publicação do jornal O Globo, um carro identificado com o logotipo e demais elementos da marca foi flagrado estacionado em cima da faixa de pedestres na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com a Rua Santa Clara.

"Achei uma tremenda falta de educação. Acredito que a certeza da impunidade colabora para a atitude deste motorista, que mesmo dirigindo um carro todo adesivado com a logomarca de uma empresa mundialmente conhecida tem a coragem de parar em cima da faixa de pedestres de um cruzamento tão movimentado, às 10h30. Fiquei indignado e chocado", contou o leitor Antonio Oliveira - que registrou o flagrante - ao jornal. "Falei com o motorista, que não gostou. Ele baixou o vidro e me mandou aplicar a multa. Achei este ato o fim da picada".

Carro do Street View flagrado sobre faixa de pedestres no RJ

Procurada pela reportagem, a Guarda Municipal afirmou que "assim como os demais veículos que circulam no Brasil, os do Google também têm que obedecer as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e podem ser multados ao serem flagrados pelos agentes da Guarda Municipal cometendo infrações de trânsito como a mostrada na foto".

Ato corriqueiro no cotidiano do brasileiro, parar sobre a faixa destinada a pedestres é infração de trânsito leve e tem penalidade de multa no valor de R$ 53,20. O condutor ainda perde três pontos na carteira de motorista.

De acordo com dados da Guarda Municipal, nos primeiros quatro meses de 2014 foram aplicadas mais de 700 multas em motoristas flagrados cometendo essa irregularidade na cidade do Rio de Janeiro.

A respeito do ocorrido, o Google divulgou apenas uma nota informando que "todos os motoristas dos carros do Street View são treinados para respeitar as leis de trânsito vigentes. Tratamos todas as infrações com a maior seriedade e tomamos as medidas disciplinares necessárias para evitar que se repitam".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.