Calor: ar-condicionado, ventilador e cerveja lideram buscas no Google Brasil

Por Redação | 06 de Fevereiro de 2014 às 13h15
photo_camera Divulgação

O Sol, o tempo seco e a falta de chuva em todo o Brasil estão fazendo deste verão um dos piores (ou melhores?) e mais quentes de toda a história. Na semana passada, a cidade de São Paulo registrou média de 31,9ºC, o índice mais alto desde 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a fazer as medições. No Rio de Janeiro a situação é ainda mais grave: na quarta-feira (4), o calor foi tanto que os cariocas chegaram a ter a sensação térmica acima dos 50ºC.

E o clima de deserto por aqui não influencia só no mundo real, mas também no virtual. Segundo o Google Trends, o termo "ar-condicionado" foi o terceiro mais procurado no Google Brasil nesta terça-feira. A palavra só perdia para buscas sobre a novela global "Em Família", que entrou no ar no dia 3, e para o show do cantor Bruno Mars durante o intervalo do Super Bowl, no domingo. Saiu na Folha de S.Paulo.

O gráfico abaixo exibe os índices de procura pelo termo "ar-condicionado" no Google, quase o dobro na comparação com a mesma época do ano passado e muito acima da época em que a plataforma de medição da companhia americana fez sua estreia no país. Ainda de acordo com o Google Trends, as cidades mais interessadas em buscar o termo são: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Bauru (SP) e Blumenau (SC). Todos estes municípios têm enfrentado fortes ondas de calor neste verão.

Calor (Google)

A mesma coisa acontece com a palavra "ventilador", uma das mais pesquisadas pelos brasileiros. Praticamente as mesmas cidades que procuram pelo ar-condicionado lideram as buscas, sendo elas Rio, Santos, Ribeirão Preto, Vitória (ES), São Paulo, Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG):

Calor (Google)

Além do ventilador e do ar-condicionado, a procura por termos relacionados a uma boa "loura gelada" também é a maior desde 2004, já que o termo "cerveja" figura na lista dos mais buscados pelos usuários brasileiros. Nos últimos 10 anos, o maior volume de buscas pela palavra aconteceu em dezembro do ano passado:

Calor (Google)

E se você, assim como muita gente (incluindo nós aqui da redação), não aguenta mais tanto calor, é melhor estar preparado. O Inmet já mandou avisar que as altas temperaturas só vão dar trégua a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro. A boa notícia é que, diferente do que ocorreu no últimos dias, há mais chances de chover em todas as regiões do Brasil nesse período de duas semanas.

Leia tambem: Estudantes do MIT criam pulseira com ar-condicionado

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.