CEO da Microsoft se desculpa por comentário sobre salário de mulheres

Por Redação | 10 de Outubro de 2014 às 12h24

Em fevereiro deste ano, Satya Nadella assumiu um dos cargos mais cobiçados do mercado de tecnologia: a cadeira de CEO da Microsoft. Apesar de estar em evidência e precisar tomar cuidado com as suas palavras, o executivo cometeu algo que está sendo definido como uma “grande gafe” quando estava participando do Grace Hopper Conference, evento que reúne mulheres do ramo de tecnologia.

Ao ser perguntado sobre o que as executivas desapontadas com salários inferiores aos dos homens devem fazer para melhorar a própria situação, o CEO respondeu que “elas não devem pedir aumento, mas confiar que o seu esforço vai ser recompensado”. Ou seja, Nadella praticamente afirmou que essas profissionais devem se conformar com a situação. E um detalhe interessante é que a questão foi levantada por Maria Klawe, executiva da própria Microsoft.

Reconhecendo o erro

Assim como já era de se esperar, a argumentação de Nadella durante o evento repercutiu de maneira bastante negativa na mídia. Contudo, segundo as informações do site Ars Technica, o CEO reconheceu o seu erro e publicou uma mensagem em sua conta oficial do Twitter e num memorando para se retratar. O comunicado foi enviando para toda a estrutura interna da Microsoft.

Ao se desculpar internamente, Nadella foi conciso e afirmou que respondeu à pergunta de Klawe da maneira errada. Ele aproveitou para completar: “Em relação ao conselho profissional sobre conseguir um aumento quando você acredita que o merece, o que foi dito por Klawe é o conselho correto. Se você acredita que merece, apenas peça o aumento”.

A primeira reação contrária ao discurso do CEO aconteceu durante a própria conferência e veio de da própria executiva. Ela afirmou que a confiança no sistema proposta por Nadella não existe para as mulheres, dando o exemplo da época em que ela estava negociando a vaga de reitora de engenharia em Princeton, ocasião em que ela ganharia US$ 50 mil a menos se não impusesse o seu preço.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.