CA Technologies anuncia nova estratégia de negócios para o Brasil

Por Redação | 30 de Março de 2015 às 16h30
photo_camera Divulgação

A CA Technologies, uma das maiores empresas de software para segurança, desenvolvimento e gestão de TI do mundo, anunciou na última semana uma nova estratégia para sua operação no Brasil. Atenta às tendências econômicas e aos respectivos impactos no cenário nacional, a companhia desenvolveu uma estrutura com o objetivo de ajudar seus clientes a enfrentarem adversidades e obterem sucesso em meio a um mundo cada vez mais digital.

Com perspectiva de recessão para o primeiro semestre e ainda se ajustando às mudanças na equipe econômica do governo, o mercado antecipa queda de investimento e de consumo interno. O país deve retomar o fôlego entre o terceiro e o quarto trimestres, quando se espera que as medidas corretivas comecem a surtir efeito. Até lá, os empresários têm a missão de manter o desempenho de seus negócios, com qualidade e eficiência, o que se torna mais complicado em tempos econômicos turbulentos.

A tecnologia é uma aliada fundamental nesse movimento, principalmente no contexto da transformação digital das corporações. De acordo com a CA, o mundo vive a megatendência disruptiva da Economia dos Aplicativos: todos querem se relacionar e consumir por meio de apps, o que demanda uma base tecnológica eficiente.

“Quando a economia está crescendo, a tecnologia é muito importante para que as empresas desenvolvam diferenciais competitivos com relação aos seus concorrentes. Em tempos de economia em contração, ainda que apenas um pouco, a tecnologia se torna fundamentalmente uma questão de sobrevivência para as empresas”, afirma o presidente da CA Technologies para a América Latina, Laércio Albuquerque. “Por isso, a CA estará próxima de seus clientes no processo de transformação digital das companhias. Tecnologia é parte da solução”.

O Brasil é hoje um dos maiores mercados da CA Technologies no mundo. O modelo de negócios adotado no país inova no mercado de TI com a adaptação ao cenário brasileiro de práticas atuais, encontradas em grandes economias como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

Atuação especializada

O foco da atuação da CA Technologies no Brasil deixa para trás o tradicional modelo de cobertura geográfica e passa a uma orientação baseada na segmentação dos clientes. A companhia, que tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, passa agora a atuar no mercado brasileiro com base em três novas estratégias.

A primeira é a Platinum Division, um grupo com algumas das maiores empresas brasileiras que já possuem relação de muitos anos com a CA. Essas entidades, que sempre investiram muito em tecnologia, passam agora a investir ainda mais na busca do consumidor digital e contam com um processo mais estruturado e que requer atenção de recursos dedicados. Essa divisão ficará sob a liderança de Marcel Bakker, que antes era responsável pelas soluções de Segurança da CA na América Latina.

A Growth Division, por sua vez, reúne as milhares de empresas que, independentemente de seu tamanho e faturamento, passam a apostar fortemente na inovação para buscar crescimento em mercados altamente competitivos e que muitas vezes já nascem dentro da Economia dos Aplicativos. Soluções em Cloud, SaaS e trabalho com canais especializados são pré-requisitos neste segmento, que demanda um atendimento mais dinâmico. A liderança da divisão ficará com Rosano Moraes, que nos últimos anos esteve à frente das soluções de Enterprise Management para a América Latina.

Já o Public Sector envolve a demanda de profissionais com experiência específica para o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitem o dia a dia do cidadão. Esse grupo continua sob a liderança de Eduardo Pedrinha, que fica baseado em Brasília.

“Com equipes especializadas na realidade e nas necessidades de cada um de nossos clientes, podemos ajudar as empresas a se manterem competitivas diante de qualquer cenário ou tendência”, complementa Albuquerque. Esses executivos passam a se reportar à liderança regional, Laércio Albuquerque.

Uma nova aposta: Inside Sales

A CA também anunciou a criação de uma nova equipe de vendas por canais remotos, ou Inside Sales, no mercado latino-americano com o objetivo de aumentar sua presença em companhias de pequeno e médio porte. A estratégia visa expandir a tecnologia da CA para clientes que consomem tecnologia de maneira distinta, dado a agilidade de sua natureza e a rapidez de seu crescimento.

A metodologia de Inside Sales, uma tendência no mercado de TI, consiste em estruturar e impulsionar a venda de soluções com um time de vendedores altamente especializados, capazes de ajudar os potenciais clientes a tirarem o maior proveito possível da tecnologia a favor dos negócios.

“Cerca de 30% do PIB nacional é gerado por empresas mais novas, que, por natureza, são mais ágeis e demandam rapidez e inovação para poder crescer”, afirma Laércio. “Nossa tecnologia ajudará essas empresas a crescerem e competirem no mercado, permitindo que nossos clientes possam tirar proveito da urgente oportunidade criada pela Economia dos Aplicativos".

A perspectiva é que a estratégia tome corpo ao longo do primeiro semestre de 2015 e entre em funcionamento a partir de julho. “Esta nova estratégia vai ter um papel protagonista no crescimento da CA nos próximos anos”, complementa. “Continuamos investindo na América Latina, prova disso é que não vamos substituir nenhum esforço ou recurso de venda para criar esta equipe, vamos sim complementar os nossos times atuais".

A equipe de Inside Sales será comandada pelo novo vice-presidente Rene Osorio, que esteve à frente da equipe de Inside Sales da SAP na América Latina. O executivo também se reporta à liderança de América Latina.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.