Brasil ganha a primeira cidade inteligente da América Latina

Por Redação | 22 de Novembro de 2012 às 10h52

Foi inaugurada nesta quarta-feira, em Búzios, Rio de Janeiro, a primeira "cidade inteligente" do Brasil e de toda a América Latina. A iniciativa foi desenvolvida durante três anos através da filial da Endesa no Brasil, a Ampla, e o investimento foi da ordem dos R$ 40 milhões. As informações são da Agência EFE.

A "Cidade Inteligente Búzios", inaugurada pelo presidente da companhia espanhola de energia elétrica Endersa, Borja Prado, irá permitir que os moradores recebam tarifas diferenciadas, de acordo com o horário de consumo, além de um sistema "mais sustentável" de iluminação e edifícios públicos com mais eficiência energética.

A cidade conta também com pontos de recarga de energia para veículos elétricos e pontos de microgeração de energia solar e eólica. A Endesa também instalou um ponto de coleta de lixo reciclável, lâmpadas de LED com pontos de luz telegestionados e uma rede Wi-Fi gratuita, com pontos de acesso espalhados por toda a cidade.

Além do Brasil, o Grupo Enel e a Endesa vislumbram novos projetos em cidades europeias, como Barcelona e Málaga, na Espanha, Turim, Bari e Gênova, na Itália, e em mais uma na América Latina: a capital do Chile, Santiago.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.