Brasil está entre os países que mais contratam freelancers

Por Redação | 10 de Julho de 2014 às 12h10

Um estudo envolvendo diversos países mostrou que o Brasil está entre os que mais contratam trabalhadores freelancers. O levantamento feito pelo site Freelancer.com, uma plataforma que faz a interação entre procura e oferta desses serviços, revelou que países como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Austrália estão entre os que mais utilizam este regime de contratação de serviços.

Quem lidera a lista de profissionais mais procurados no Brasil são os programadores PHP e HTML, webdesigners, designers gráficos e tradutores.

Realizada no primeiro trimestre de 2014, a pesquisa também revelou algumas tendências globais. Após o sucesso de jogos como o FlappyBird, a procura por serviços de desenvolvimento de aplicativos móveis apresentou crescimento significativo de 35,3%.

O foco dos desenvolvedores de aplicativos para celulares também mudou, com fortalecimento do sistema operacional Android. Segundo a pesquisa, no segundo trimestre de 2013 a procura por serviços para Android subiu para 7.073, passando pela primeira vez a procura para iOS, que foi de 6.980 neste período. Já no primeiro trimestre deste ano, o Android continuou crescendo, com um aumento de 33,9% na procura, contra 32% do iOS.

A área de criação de conteúdo também apresentou uma alta significativa após um período estagnada. A procura por ghostwriting no período aumentou 41,5%, enquanto a oferta por serviços de redação subiu 17,7%. Outros setores também apresentaram crescimento na oferta de vagas: contabilidade (26,5%), vendas (20,5%), leads (17,7%), análise de negócios (15,8%) e assistente virtual (13,3%).

Mais um setor com aumento na demanda de serviço foi o mercado de impressões, conceito e arquitetura em 3D. O estudo aponta a causa deste aumento como sendo a aquisição da OculusRift pelo Facebook. Com isso, muitas empresas estão interessadas em desenvolver seus produtos com este novo conceito, visando atrair mais consumidores.

Este aumento no mercado 3D influenciou positivamente áreas próximas, como design gráfico, com 51.389 ofertas de trabalho no período; ilustração, com crescimento de 32,7%, alcançando 3.308 vagas abertas; e animação, com 2.755 ofertas e crescimento de 21,3%.

O estudo também revelou um crescimento na área de Business Process Outsourcing (BPO), que foi apontada como uma forte tendência no setor. Segundo o Freelancer.com, as empresas veem a contratação desses profissionais como freelancers como uma forma de flexibilizar a área organizacional.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.